O Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (PPGArtes/UFPA), por meio do Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem – GP-TDDA, realiza, nos dias 23 e 24 de outubro de 2024, o I Encontro de Arte-educação Inclusiva (EAEI).

A cerimônia de abertura, com a presença da vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes, Prof. Dra. Mayrla Andrade Ferreira, no dia 23/10, será às 8h30, no Instituto de Ciências da Arte, na Praça República. Após, a professora Mestra Silene Trópico e Silva, da Universidade Federal do Pará (UFPA), profere a Defesa Pública de sua Tese de Doutorado intitulada “Processos Criativos, Interativos e Autodeterminados: uma proposta pedagógica de intervenção no campo de saberes e práticas em arte/música”.

A abertura mencionada será seguida de Defesas, Apresentações, Oficinas, Lançamentos, Mesas Temáticas e outras atividades ao longo de dois dias de evento, com o objetivo de debater as potencialidades dos estudos na área da Arte-educação Inclusiva, além de compartilhar e divulgar as ações de pesquisa, ensino, extensão e inovação de docentes e discentes vinculados às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação.

PROGRAMAÇÃOClique aqui 

 

O tema do segundo encontro visa tratar das Abordagens e Desafios da Pesquisa na Preservação do Acervo de Arte Contemporânea, a partir dos debates atuais apresentados por duas pesquisadoras convidadas, no âmbito da conservação preventiva, da UFMG e da Museologia/Documentação Museológica da UFBA. E uma mesa apresentando alguns desafios apontados pela pesquisa em Artes Visuais aplicada ao acervo do museu.

Projeto e financiamento: “Pesquisa e Documentação Museológica do Acervo de Artes Visuais do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas” financiado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia - CNPq, que faz parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI, do Governo Federal. Pesquisa teórica-empírica, que objetiva produzir a atualização do inventário do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e gerar políticas públicas com a construção de conhecimentos em Museologia e Artes Visuais, de maneira colaborativa entre universidade e poder público/setor cultura/museu de Arte Contemporânea.

Parceiros: A pesquisa foi iniciada em dezembro de 2022, completou 20 meses de execução, em agosto de 2024, conta com a coordenação geral da Universidade Federal do Pará (UFPA) por intermédio do Instituto de Ciências da Arte (ICA) e o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) e Faculdade de Artes Visuais (FAV), com parceria interna com o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e as Faculdades de Biologia e Biomedicina, Laboratório de Micologia, em conjunto com as instituições parceiras: Universidade Federal da Bahia (UFBA), por intermédio do Departamento de Museologia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com a consultoria do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPGPMUS) e a Universidade da Amazônia (UNAMA), através do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC). A instituição museológica parceira da pesquisa é o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas gerenciado pelo Sistema Integrado de Museus e Memorias (SIMM) da Secretaria de Cultura do Estado do Pará (SECULT-PA).

 

Programação Ateliê Jupati Galeria de Arte Multicultural/ICA-Instituto de Ciências e Artes e PPGARTES-Programa de Pós-Graduação de Artes-UFPA

 

•09hs até 16hs- ExposiçãoMARCHETARIA AMAZÔNICA” que é o resultado da oficina em marchetaria com o artesão Jessé Artesanato (Paulo José Corrêa) e de seus alunos com a curadoria de Ursula Bahia;

 

Instalação Artística: “SON DE UMA FLORESTA QUE JÁ ESTEVE AQUI” com os artistas Flavio Siqueira e Leonardo Pratagy;

 

O projeto VOZES AMAZONIANAS: Diversidade, Memória e Visibilidade no Território da Arte ativa um espaço para trocas de ideias e experiências de agentes do campo da arte, com o objetivo de contribuir para a difusão do patrimônio cultural e da história presente nas vivências de artistas e pesquisadores que, de uma forma ou de outra, tomam parte na coleção Amazoniana de Arte da UFPA. Para além de se constituir em um conjunto de obras e documentos artísticos a lançar olhares para a história, paradoxos e os processos empreendidos na região, a Amazoniana é ambiente atento à diversidade e à pluralidade de vozes, promovendo a inclusão e o debate sobre a experiência de atuar neste território e sobre os impactos da colonialidade, bem como um espaço vinculado ao ensino, à pesquisa e à extensão por meio de métodos formais e não formais de intercâmbios de conhecimentos e experimentos compartilhados.

É com bastante orgulho e com a união de vozes sociais potentes que tornamos pública a Exposição “O Sagrado Dissidente”, no Museu de Arte de Belém. Este projeto visual surgiu a partir do resultado da pesquisa de mestrado do performer Raphael Andrade, denominada “DINAMITES DISSIDENTES: CONSTRUÇÃO (RE)PERFORMÁTICA DE UMA AUTOETNOGRAFIA”, orientado pela professora Dra. Ivone Xavier, em que o corpo transgressor do referido performista apresenta a dualidade sagrado versus profano, por intermédio da ação performática urbana realizada no Brasil e na Europa Ocidental.

Com o objetivo de ganhar novos relevos valorativos e alcançar outros corpos dissidentes em suas múltiplas performances, a presente exposição é formada por obras de 20 artistas (paraenses e de demais regiões do Brasil), a refletir sobre o eixo central do debate: dualidade sagrado versus profano, mas, agora, permitindo a incorporação de outros corpos também marginalizados historicamente.

De fato, o acervo de 67 obras parte das especificidades da fotoperformance/fotomontagens, gravuras, instalação, mosaico e esculturas intenta fissurar o sistema normativo opressor, que opera como máquina de extermínio. E traz à baila o respeito à pluralidade religiosa e, consequentemente, potencializa a voz dos excluídos e marginalizados socialmente. Sem dúvida, a hibridização dessas vozes, dessas ações artísticas permite constatar que a presente exposição faz aliança com outros corpos e outras religiosidades, pois é preciso considerar as análises da interseccionalidade e outros modos de vivenciar o sagrado.

 

Período de visitação: 21 de agosto a 8 de setembro de 2024.

Local: Museu de Arte de Belém- MABE.

Terça-feira a sexta-feira de 8h30 às 16h30.

Sábados e Domingos de 9h às 14h.

A Editora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará, em função da atualização das políticas de publicação, critérios de avaliação e da organização do acervo digital, suspenderá suas atividades até 30 de novembro de 2024.

Agradecemos a compreensão.

Coordenação da Editora do Programa de Pós-Graduação em Artes."

O Seminário Nacional de Memórias Cênicas na Amazônia é um evento bienal produzido pelo grupo de pesquisa Perau – Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia/CNPq, por meio de seus projetos de pesquisa e extensão. A sua terceira edição, com o tema Arte & Cultura: do esquecimento ao direito à memória, tem por objetivo central abrir espaço de reflexão sobre o papel da arte em interfaces aos direitos à memória individual e coletiva a partir do território amazônico. Nesse contexto, o evento homenageará guardiões de saberes culturais/artísticos amazônicos.

Um evento acadêmico é momento de encontros, de tornar público o que pesquisadores(as) fazem em seus cotidianos, envoltos em seus campos de trabalho e reflexão. Como atividade de extensão, possibilita a comunhão de conhecimentos entre a universidade, que traz para si a tarefa de ser um lugar de agenciamentos, e a sociedade. Dessa maneira, o evento promovido pelo Grupo de Pesquisa Perau é momento de congregar aquilo que em seu cotidiano se constrói nas práticas de ensino e pesquisa de seus integrantes, além de ser lugar de diálogos com artistas e pesquisadores(as) de outras instituições nacionais e internacionais.

Nesse sentido, o III Seminário Nacional de Memórias Cênicas na Amazônia congrega pesquisadores(as), artistas, profissionais das artes, das artes cênicas de instituições nacionais e internacionais, na procura do intercâmbio de ideias, da partilha de saberes e experiências de pesquisas. O campo da Arte, em especial as artes da cena, é espaço para reflexões que nos permitem elucidar pensamentos sobre os sentidos socioculturais, políticos estéticos de nossos modos de fazer, seja no passado ou no presente.

A relação da Arte com a Memória e a História, em seus múltiplos sentidos epistêmicos e metodológicos, surge como espaços de conhecimento nos quais propomos nos encontrar. Seja no labor do fazer historiográfico sobre nossas experiências artísticas, buscando sentidos, caminhos para compreender as relações entre arte/artistas e sociedade, em seus variados tempos históricos, em contextos socioculturais. Seja no labor dos processos de criação em arte, com suas performatividades que possibilitam a experienciar vivências culturais plurais, em diálogo com o passado e o presente, congregando vozes e práticas culturais diversas.

Nessa terceira edição, teremos espaço para a partilha de pesquisas, por meio de apresentação de comunicação oral, a partir dos grupos de trabalho. Convidamos pesquisadoras e pesquisadores a participar do Seminário, as regras de participação estão disponíveis na página do evento: https://www.even3.com.br/iii-seminario-nacional-de-memorias-cenicas-na-amazonia/

 O prazo de submissão de trabalhos é até 31/08/2024.

Contatos

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Exposição de divulgação ao público em geral  dos resultados e processos em andamento da pesquisa em rede do projeto “Pesquisa e Documentação Museológica do Acervo de Artes Visuais do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, em Belém do Pará” voltada ao acervo de artes visuais do museu, conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, coordenado pela Universidade Federal do Pará, em rede com outras instituições de ensino superior, a Universidade Federal da Bahia e a Universidade da Amazônia.

Esse evento é uma realização em conjunto com a Coordenação de Preservação, Conservação e Restauração, e a Coordenação de Pesquisa e Documentação Museológica do Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Cultura do Estado do Pará.

Pela UFPA, o projeto de pesquisa envolve as subunidades do Instituto de Ciências da Arte (ICA): Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes), Faculdade de Artes Visuais, os cursos de Artes Visuais, Museologia e Multimídia.

A mostra didática, pretende apresentar os bastidores da pesquisa em museus, terá 04 banners sobre os campos de pesquisa , que envolve as artes Visuais, Museologia e a Conservação e algumas obras das Coleções Fundo Nacional de Arte, Fundo Z, Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, Diô Viana e Fayga Ostrower, com quatro banners, explicitando a pesquisa e as ações de Museologia, Artes Visuais e Conservação.

Haverá no dia 5 de julho, a mediação dos pesquisadores e dos Bolsistas de Iniciação à Pesquisa envolvidos na realização das investigações aplicadas ao acervo de arte moderna e contemporânea do museu.

 

Sexta-feira 05/07/2024

Horário : 18h às 22h

Local: Museu do Estado do Pará ( MEP)

ENTRADA FRANCA

 

Mestrado: Clique Aqui

Doutorado:  Clique Aqui

Adendo I : Clique Aqui

 

Os recursos deverão ser encaminhados para o e-mail < Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. > em até 48 (quarenta e oito) horas, contados a partir da data e horário da divulgação do resultado de cada etapa.

 ATENÇÃO - O Edital de Habilitação/matrícula (entrega de documentos) será publicado no dia 26/06/2024. Fique atento!