Laboratório de Imagem e Som em Artes (LABISA)
Espaço de pesquisa e formação de alunos no campo da Artes Visuais, da Artes Cênicas e da Etnomusicologia, permitindo, assim, que docentes, alunos e pesquisadores produzam e se utilizem dos equipamentos para pesquisas e registros de imagens e de sons.
Uma das propostas do Laboratório é também promover encontros e convivência de docentes, discentes e pesquisadores que atuam nas diferentes áreas da Arte. O Labisa abriga equipamentos de última geração da Macintosh, sendo 5 da marca iMac, com Processador Intel Core i5, RAM de 8 GB, HD de 1 TB, de multiuso, para o tratamento de áudio, vídeo e som, 2 MAC PRO, Processador Quad-core Intel Xedon, RAM de 3 GB, HD de 640 GB, multiuso, para tratamento de Áudio, Vídeo e Imagem. Conta com apoio técnico de dois bolsistas alunos do curso de graduação em Engenharia da Computação, utilizado como espaço propício ao conhecimento e possibilidades de análise de imagens a partir de uma perspectiva artística, disponível para os pós-graduandos, egressos e pesquisadores da área.
Coordenação: Docentes do Programa.
Laboratório de Experimentação (LABEX)
Espaço destinado às práticas performáticas, práticas e experimentações artísticas nas diversas áreas do conhecimento em Artes. Conta com piso apropriado, equipamentos de projeção e sonorização, espaço de multiuso com capacidade para 50 lugares.
Coordenação: Docentes do Programa.
Laboratório de Etnomusicologia (LABETNO)
O Laboratório de Etnomusicologia abriga os Grupos de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Pesquisa em Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), assim como o acervo destes grupos, que têm como principal objetivo fomentar e produzir conhecimento sobre as diversas práticas.
Coordenação: Sonia Chada e Liliam Cohen.
Site: labetno.ufpa.br
Laboratório de História Oral (LABHIO)
A criação do Laboratório de História Oral em Educação Musical busca responder a demandas locais da área da música quanto às atividades de pesquisa envolvendo fontes orais, iniciadas na década de 1980, quando investigações começaram a buscar nas vozes de músicos e não músicos os testemunhos de memórias que envolvem temas em torno da educação musical. Já são várias as pesquisas locais, como os trabalhos de conclusão de curso de graduação, além de monografias, dissertações e teses e demais pesquisas concluídas ou em andamento, sinalizando um interesse crescente por essa abordagem metodológica. E é na dispersão dessa produção que se encontra a primeira demanda de concretização deste projeto, qual seja: a reunião dessa produção num espaço ao qual o interessado possa ter acesso. Nesse âmbito, o Laboratório de História Oral em Educação Musical também é necessário como espaço para novas coletas de entrevistas, cujos conteúdos podem servir a variados temas de pesquisa em música, nas suas diferentes subáreas, seja a da etnomusicologia, seja a da musicologia e até mesmo da composição, mas destacadamente a da educação musical. Essas entrevistas podem ser dirigidas, quando os pesquisadores buscarem testemunhos de determinada população; ou espontâneas, quando pessoas interessadas em registrar oralmente sua história de vida se dirigirem ao laboratório com esse propósito.
Objetivos: Responder a demandas locais do campo da educação musical, quanto às atividades de pesquisa envolvendo história oral; reunir a produção local em pesquisas musicais num espaço para onde os interessados nos processos e resultados dessas pesquisas possam convergir. Coletar, reunir e manter registros gravados e/ ou filmados e/ou escritos (transcrições, textualizações e transcriações). Organizar, em arquivos e catálogos, os registros orais e/ ou suas escritas coletadas bem como a bibliografia resultante de trabalhos de conclusão pelo público interessado. Produzir conhecimento por meio de processos de categorização e de tratamento analítico das fontes orais. Promover a atualização e o intercâmbio entre pesquisadores da História Oral por meio de cursos, oficinas, colóquios, seminários, exposições, entre outros eventos. Contribuir para a memória musical da história da música no Pará, na Região Norte, na Amazônia.
Coordenação: Lia Braga Vieira.
NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas
O Núcleo de atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas prepara a instituição para receber as PNE, providenciando a adaptação de currículo conforme a necessidade de cada aluno.
Coordenação: Prof. Dr. Áureo Deo DeFreitas - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.