Entre as ações do programa, vale mencionar sua política editorial, a qual tem sido mantida, como nos anos anteriores, notadamente com a publicação dos anais do Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, da Jornada de Etnomusicologia e livros com comissões editoriais e autores de várias IES nacionais e estrangeiras, configurando parcerias e colaborações. Em 2017, o Conselho Editorial do PPGArtes finalizou a publicação do quinto volume da revista Arteriais,online do programa.Em 19 de outubro de 2017 foi lançado o primeiro exemplar da edição impressa da revista Arteriais. Como resultado da inserção nacional e da colaboração com outras IES, deve-se ressaltar a eleição de professores deste Programa em comitês científico-editoriais de várias publicações/eventos nacionais, destacando-se o Art Research Journal.
Em 2017, o PPGArtes promoveu, apoiou e/ou organizou a realização dos seguintes eventos: III Jornada de Etnomusicologia; II Simpósio Arte e Pensamento: A Globalização e os Desafios do Humano; 1º Jornada de Pesquisa em Artes; VII Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida; 1º Simpósio Internacional de Educação Musical Inclusiva (SIMA); Oficina: O Jogo Ritual e Poética dos Elementos – Robson Haderchpeck/ dia 20 de Junho de 2017; Semana Acadêmica PPGARTES/2017; Mesa Redonda – Por que Artes?; Lançamento da Revista Arteriais impressa nº 01; VIII Fórum Bienal de Pesquisa em Artes: Arte Como? Engajamento Político ou Função Estética?e a IV Jornada de Etnomusicologia. Em 2018, Belém receberá o Colóquio Internacional de Etnocenologia, a ser realizado pelo PPGARTES-UFPAe o VIII Seminário Interncaional de Dramaturgia Amazônida, maio/2018.
O PPGARTES mantém estratégias regulares de auto avaliação, destacando-se os seminários internos realizados anualmente, ocasião em que o descredenciamento docente e os ajustes na proposta curricular do programa são discutidos e deliberados (o credenciamento é de fluxo contínuo). Ressaltamos que o Programa de Acompanhamento à Pós-Graduação stricto sensu, oferecido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA tem sido de suma importância, como apoio acadêmico e consultoria, para a evolução do PPGARTES, desde 2012, contando com o acompanhamento/aconselhamento de avaliadores ad hoc externos com larga experiência em avaliação na CAPES e no CNPQ, o tem contribuído muito para a avaliação contínua e sistematizada, estabelecimento de metas e aprimoramento das ações intra e extra institucionais. Sem dúvida, esta ação contribuiu sobremaneira para a melhoria do PPGArtes/UFPA.
Em agosto de 2017, ingressaram 28 mestrandos e 24 doutorandos, totalizando 90 alunos matriculados nos cursos acadêmicos, sem nenhum registro de evasão até o momento. No mestrado Profissional em Artes, o total de matriculados são 14 discentes. Os 18 mestrandos ingressantes em 2016 – já qualificados – estão com conclusão do Curso prevista para Julho/2018. O Processo Seletivo 2018 ofertará 30 vagas para mestrado e 23 vagas para doutorado. O Programa também oferece estágio Pós-doutoral (bolsa PNPD), com cinco estágios concluídos até Dez/2017, e um com conclusão no início de 2019.
O PPGArtes tem atendido demanda de estados contíguos (particularmente Amapá, Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí), como também de outros estados brasileiros e países vizinhos. O Programa aderiu, em 2013, à admissão através dos processos seletivos especiais de alunos estrangeiros via PAEC/OEA e PEC-PG/CAPES/CNPQ, atendendo demandas da Argentina, do México e da Colômbia. Em 2014, foram 02 vagas preenchidas, sendo uma candidata do México e uma da Colômbia, com ingresso no Curso em Agosto de 2014. Em agosto de 2015, dois ingressantes, um do Uruguai e outro do México. Em 2016, uma aluna da Colombia e em 2017, uma aluna da Venezuela, garantindo a estes alunos estrangeiros, bolsa de estudos de sua cota disponibilizada pela CAPES, através da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA. Em 2018, já estão garantidas duas vagas PAEC/OEA (uma para Mestrado estudante oriundo da Colômbia e uma para doutorado, estudante do México).
Ainda no tocante à internacionalização, o Programa mantém um constante intercâmbio com importantes polos intelectuais do cenário nacional e internacional, para estabelecimento de parcerias institucionais, a exemplo de 02 projetos contemplados pelo Edital PACI/2017 (PROINTER/PROPESP).
Em 2018, O edital do Processo Seletivo contempla 02 (duas) vagas para atender o Termo de Cooperação Técnica Nº 001/2018 entre a Universidade Federal do Pará - UFPA e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amapá (IFAP)/ Universidade Federal do Amapá(UNIFAP), visando formação de mestres e doutores do quadro das duas instituições. Até Dezembro de 2017, o Mestrado Acadêmico em Artes já formou 187 mestres, entre professores de todos os níveis de ensino, artistas e servidores de várias instituições culturais, públicas e privadas.
Publicações em anais
Em 2017, o PPGArtes promoveu, apoiou e/ou organizou a realização dos seguintes eventos: III Jornada de Etnomusicologia; II Simpósio Arte e Pensamento: A Globalização e os Desafios do Humano; 1º Jornada de Pesquisa em Artes; VII Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida; 1º Simpósio Internacional de Educação Musical Inclusiva (SIMA); Oficina: O Jogo Ritual e Poética dos Elementos – Robson Haderchpeck/ dia 20 de Junho de 2017; Semana Acadêmica PPGARTES/2017; Mesa Redonda – Por que Artes?; Lançamento da Revista Arteriais impressa nº 01; VIII Fórum Bienal de Pesquisa em Artes: Arte Como? Engajamento Político ou Função Estética?e a IV Jornada de Etnomusicologia. Esses eventos oportunizaram diversas publicações em anais.
Em 2018, Belém receberá o Colóquio Internacional de Etnocenologia, a ser realizado pelo PPGARTES-UFPA e o VIII Seminário Interncaional de Dramaturgia Amazônida, maio/2018.
O PPGARTES mantém estratégias regulares de auto avaliação, destacando-se os seminários internos realizados anualmente, ocasião em que o descredenciamento docente e os ajustes na proposta curricular do programa são discutidos e deliberados (o credenciamento é de fluxo contínuo).
Intercâmbio de grupos de pesquisas – UFPA, UFMG e UFBA
Docentes e discentes do PPGArtes, por meio do PROCAD-NF (CAPES) “Interfaces na Arte: trânsitos sem Fronteiras”, realizaram intercâmbio de grupos de pesquisas entre as instituições associadas - UFPA, UFMG e UFBA. Como resultados foram publicados dois artigos em conjunto, 12 missões de pesquisadores foram executadas e seis missões de estudos de mestrandos do PPGArtes estão em andamento.