O Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGARTES/ICA/UFPA torna público o Processo de Seleção Interna, de acordo com o Edital PDSE/PROPESP Nº 26/2024 no âmbito do PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR | PDSE CAPES EDITAL Nº 26/2024, que tem como disposição selecionar doutorandos para fomentar o intercâmbio científico e a qualificação acadêmica de discentes do Brasil, por meio da concessão de bolsas no exterior na modalidade Doutorado Sanduíche.

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ANEXO II

ANEXO III

ANEXO V

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará, doravante denominado PPGARTES, no exercício de suas atribuições, estabelece normas e procedimentos de seleção de Bolsista de Pós-Doutorado, de acordo com a Portaria CAPES Nº 307, de 24 de setembro de 2024 que dispõe sobre os critérios para distribuição de bolsas no âmbito do Programa Institucional de Pós-Doutorado – PIPD, referente ao período de outubro de 2024 a setembro de 2027.

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A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará, no uso de suas atribuições legais, torna pública e estabelece as normas do Processo Seletivo para o Credenciamento de Docentes permanentes e colaboradores junto aos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmicos, em conformidade com as exigências do Regulamento do PPGARTES/2016, Resolução n. 4.829/2016 do PPGARTES/ICA/UFPA e demais normativas de órgãos superiores.

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O Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (PPGArtes/UFPA), por meio do Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem – GP-TDDA, realiza, nos dias 23 e 24 de outubro de 2024, o I Encontro de Arte-educação Inclusiva (EAEI).

A cerimônia de abertura, com a presença da vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes, Prof. Dra. Mayrla Andrade Ferreira, no dia 23/10, será às 8h30, no Instituto de Ciências da Arte, na Praça República. Após, a professora Mestra Silene Trópico e Silva, da Universidade Federal do Pará (UFPA), profere a Defesa Pública de sua Tese de Doutorado intitulada “Processos Criativos, Interativos e Autodeterminados: uma proposta pedagógica de intervenção no campo de saberes e práticas em arte/música”.

A abertura mencionada será seguida de Defesas, Apresentações, Oficinas, Lançamentos, Mesas Temáticas e outras atividades ao longo de dois dias de evento, com o objetivo de debater as potencialidades dos estudos na área da Arte-educação Inclusiva, além de compartilhar e divulgar as ações de pesquisa, ensino, extensão e inovação de docentes e discentes vinculados às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação.

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O tema do segundo encontro visa tratar das Abordagens e Desafios da Pesquisa na Preservação do Acervo de Arte Contemporânea, a partir dos debates atuais apresentados por duas pesquisadoras convidadas, no âmbito da conservação preventiva, da UFMG e da Museologia/Documentação Museológica da UFBA. E uma mesa apresentando alguns desafios apontados pela pesquisa em Artes Visuais aplicada ao acervo do museu.

Projeto e financiamento: “Pesquisa e Documentação Museológica do Acervo de Artes Visuais do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas” financiado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia - CNPq, que faz parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI, do Governo Federal. Pesquisa teórica-empírica, que objetiva produzir a atualização do inventário do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e gerar políticas públicas com a construção de conhecimentos em Museologia e Artes Visuais, de maneira colaborativa entre universidade e poder público/setor cultura/museu de Arte Contemporânea.

Parceiros: A pesquisa foi iniciada em dezembro de 2022, completou 20 meses de execução, em agosto de 2024, conta com a coordenação geral da Universidade Federal do Pará (UFPA) por intermédio do Instituto de Ciências da Arte (ICA) e o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) e Faculdade de Artes Visuais (FAV), com parceria interna com o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e as Faculdades de Biologia e Biomedicina, Laboratório de Micologia, em conjunto com as instituições parceiras: Universidade Federal da Bahia (UFBA), por intermédio do Departamento de Museologia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com a consultoria do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPGPMUS) e a Universidade da Amazônia (UNAMA), através do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC). A instituição museológica parceira da pesquisa é o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas gerenciado pelo Sistema Integrado de Museus e Memorias (SIMM) da Secretaria de Cultura do Estado do Pará (SECULT-PA).

 

Programação Ateliê Jupati Galeria de Arte Multicultural/ICA-Instituto de Ciências e Artes e PPGARTES-Programa de Pós-Graduação de Artes-UFPA

 

•09hs até 16hs- ExposiçãoMARCHETARIA AMAZÔNICA” que é o resultado da oficina em marchetaria com o artesão Jessé Artesanato (Paulo José Corrêa) e de seus alunos com a curadoria de Ursula Bahia;

 

Instalação Artística: “SON DE UMA FLORESTA QUE JÁ ESTEVE AQUI” com os artistas Flavio Siqueira e Leonardo Pratagy;

 

O projeto VOZES AMAZONIANAS: Diversidade, Memória e Visibilidade no Território da Arte ativa um espaço para trocas de ideias e experiências de agentes do campo da arte, com o objetivo de contribuir para a difusão do patrimônio cultural e da história presente nas vivências de artistas e pesquisadores que, de uma forma ou de outra, tomam parte na coleção Amazoniana de Arte da UFPA. Para além de se constituir em um conjunto de obras e documentos artísticos a lançar olhares para a história, paradoxos e os processos empreendidos na região, a Amazoniana é ambiente atento à diversidade e à pluralidade de vozes, promovendo a inclusão e o debate sobre a experiência de atuar neste território e sobre os impactos da colonialidade, bem como um espaço vinculado ao ensino, à pesquisa e à extensão por meio de métodos formais e não formais de intercâmbios de conhecimentos e experimentos compartilhados.

É com bastante orgulho e com a união de vozes sociais potentes que tornamos pública a Exposição “O Sagrado Dissidente”, no Museu de Arte de Belém. Este projeto visual surgiu a partir do resultado da pesquisa de mestrado do performer Raphael Andrade, denominada “DINAMITES DISSIDENTES: CONSTRUÇÃO (RE)PERFORMÁTICA DE UMA AUTOETNOGRAFIA”, orientado pela professora Dra. Ivone Xavier, em que o corpo transgressor do referido performista apresenta a dualidade sagrado versus profano, por intermédio da ação performática urbana realizada no Brasil e na Europa Ocidental.

Com o objetivo de ganhar novos relevos valorativos e alcançar outros corpos dissidentes em suas múltiplas performances, a presente exposição é formada por obras de 20 artistas (paraenses e de demais regiões do Brasil), a refletir sobre o eixo central do debate: dualidade sagrado versus profano, mas, agora, permitindo a incorporação de outros corpos também marginalizados historicamente.

De fato, o acervo de 67 obras parte das especificidades da fotoperformance/fotomontagens, gravuras, instalação, mosaico e esculturas intenta fissurar o sistema normativo opressor, que opera como máquina de extermínio. E traz à baila o respeito à pluralidade religiosa e, consequentemente, potencializa a voz dos excluídos e marginalizados socialmente. Sem dúvida, a hibridização dessas vozes, dessas ações artísticas permite constatar que a presente exposição faz aliança com outros corpos e outras religiosidades, pois é preciso considerar as análises da interseccionalidade e outros modos de vivenciar o sagrado.

 

Período de visitação: 21 de agosto a 8 de setembro de 2024.

Local: Museu de Arte de Belém- MABE.

Terça-feira a sexta-feira de 8h30 às 16h30.

Sábados e Domingos de 9h às 14h.