Área de Concentração: Artes
Linha de Pesquisa 1:
Poéticas e Processos de Atuação em Artes
Estudos prático-reflexivos relativos à produção e atuação artística, considerando-se a diversidade de expressões, linguagens, performances, espetacularidades, metodologias, suportes e tecnologias. Justificativa: A Linha de Pesquisa 1 é dedicada à pesquisa em Artes, com foco nas poéticas, nos modos de atuação, na construção e apresentação de uma obra artística - espetáculo, exposição, documentário, concerto, etc. - acompanhada de texto reflexivo. É a linha apropriada para o artista-pesquisador. As reflexões produzidas por artistas e por artistas-pesquisadores constituem embasamento importante (mas não exclusivo) nesta linha.
Professores: Alex Damasceno, Alexandre Romariz Sequeira, Ana Flávia Mendes, Cesário Alencar, Iara Regina da Silva Souza, Orlando Maneschy, Valzeli Sampaio, Sávio Stoco, Larissa Latif Plácido Saré e Thales Branche Paes de Mendonça.
Linha de Pesquisa 2:
Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes
Estudos sobre teorias do conhecimento nas artes e suas perspectivas epistêmicas, em conexões inter e transdisciplinares, com outras áreas do conhecimento. Contribuições das práticas e modalidades dos saberes em arte nas interfaces entre o local e o global e no diálogo entre culturas. Justificativa: A Linha de Pesquisa 2 é dedicada à pesquisa teórica de/sobre artes e interfaces epistêmicas entre artes e outras áreas do conhecimento (como as ciências, a sociologia, a filosofia e a antropologia, por exemplo). Autores focados nos trânsitos entre áreas de conhecimento constituem embasamento importante (mas não exclusivo) nesta linha.
Professores: Ana Cláudia Leão, Francisco Pereira Smith Júnior, Giselle Guilhon, Hosana Celeste Oliveira, Ivone Xavier, Liliam Barros, Maria dos Remédios de Brito e Sonia Chada.
Linha de Pesquisa 3:
Memórias, Histórias e Educação em Artes
Estudos teóricos e/ou teórico-aplicados sobre modalidades de expressão, métodos e práticas artísticas consideradas a partir das intersecções das Artes com os campos da História, da Museologia e da Educação em seus aspectos formais ou não formais, institucionais ou não institucionais e observadas em contextos socioculturais. Justificativa: A Linha de Pesquisa 3 é dedicada à pesquisa teórica e/ou teórico aplicada sobre memórias, acervos, histórias e processos educacionais de diversas naturezas, através de métodos e processos investigativos compartilhados pela área de Artes com outras disciplinas das Humanidades, das Ciências Sociais Aplicadas e da Educação tais como História da Arte, Crítica de Artes, Estética e Filosofia da Arte, Sociologia da Arte, Antropologia da Arte, Estudos de Cultura Material, Museologia e Arte/Educação, por exemplo. Autores dedicados a estas áreas e subáreas de conhecimento constituem embasamento importante (mas não exclusivo) nesta linha.
Professores: Afonso Medeiros, Alex Damasceno, Alexandre Romariz Sequeira, Ana Cláudia da Cruz Melo, Áureo Freitas, Bene Martins, Gustavo Soranz Gonçalves, Orlando Maneschy, Rosangela Marques de Britto, José Denis de Oliveira Bezerra, Márcia Bittencourt e Sávio Stoco.