A professora Valzeli Figueira Sampaio, docente do PPGARTES, estará neste evento falando de processos, de experimentalismo, invenção, artifícios a partir dos trabalhos que invento fazer, como disse Flusser, pra agir sobre o mundo e alterar as coisas e a mim própria. Vamos lá?

O evento vai ser híbrido, no auditório 239 na PUC/SP e pelo canal do grupo Arte, Memória e Mídia no YouTube https://www.youtube.com/channel/UCETagseoc3ZEkZzSDLOHw6w

https://www.instagram.com/p/CzZs35ZOgkM/?igshid=MThmZ2JhNmtoY3d6ZA==

A pesquisa do docente Sávio Luis Stoco, da Faculdade de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará, foi determinante para confirmar a identidade do filme Amazonas, maior rio do mundo (1918-1920, 55’) um documentário longa-metragem de um dos principais documentaristas atuantes no Brasil nas primeiras décadas do cinema, o cineasta Silvino Santos, português radicado em Manaus. O filme foi gravado no Pará, Amazonas e na região do oriente Peruano e propõe uma grande e diversificada viagem fluvial pelo rio Amazonas focalizando localidades como Belém, campos do Marajó, Santarém, Itacoatiara, Manaus e rio Putumayo.  

A produção estreará hoje (10/10/2023) na programação de um dos principais eventos dedicados ao Cinema Silencioso, a Gionate del Cinema Muto (Pordenone Silent Film Festival) que ocorre na cidade italiana de Pordenone de 07 a 14 de outubro. O catálogo traz um texto de Sávio Stoco sobre a descoberta e já pode ser acessado (http://www.giornatedelcinemamuto.it/wp-content/uploads/2023/10/Catalogo-GCM2023-1p-LowDef-v2.pdf). Na sequência, o filme participará das comemorações do Dia Internacional do Patrimônio Audiovisual – UNESCO, quando será exibido, em 27 de outubro, na programação do Jihlava International Documentary Film, República Checa.

A Exposição LabEtno de Portas Abertas – Música é Conhecimento e Cultura, é um evento promovido pelo Laboratório de Etnomusicologia da UFPA, objetivando a divulgação e o amplo acesso da comunidade às pesquisas realizadas pelo LabEtno, na área de Música e seus diversos contextos culturais.

Nesta edição, serão expostos os resultados de pesquisas em andamento e projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório.

A Exposição acontecerá em diferentes formatos: áudios, vídeos, fotografias, artefatos musicais, bem como apresentação oral dos próprios pesquisadores, visando maior interação do público presente com as diversas manifestações e práticas musicais pesquisadas. 

*A Exposição LabEtno de Portas Abertas acontecerá no dia 22 de Outubro de 2023, a partir das 9 horas, no Instituto de Ciência da Arte, localizado na Av. Presidente Vargas – Praça da República, ao lado do Teatro Waldemar Henrique.*

@labetnoufpa

Tema- Reflexões e Resultados: Pesquisa em processos

Projeto: “Pesquisa e Documentação Museológica do Acervo de Artes Visuais do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas” financiado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia - CNPq, que faz parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI, do Governo Federal. Pesquisa teórica-empírica, que objetiva produzir a atualização do inventário do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e gerar políticas públicas com a construção de conhecimentos em Museologia e Artes Visuais, de maneira colaborativa entre universidade e poder público/setor cultura/museu de Arte Contemporânea.

Nesta rodada, 10 bolsistas excepcionais da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Peru e Estados Unidos estão embarcando em intercâmbios profissionais.

Eles estão trabalhando em:

🌱Proteção Ambiental e Resiliência

💼Crescimento Econômico

🧠Liderança

🗣️Aprendizado de Idiomas

🌈Diversidade e Inclusão

🗳️Engajamento da Sociedade Civil

O Professor Áureo De Freitas Júnior (PPGARTES) compartilhará a tecnologia assistiva que ele desenvolveu, que apoia a inclusão social de pessoas com Autismo e Síndrome de Down no contexto educacional musical. Ele também aprenderá com entidades educacionais, musicais e inclusivas a construir novas pesquisas e troca de conhecimento. A viagem global apoiará o envolvimento de pessoas com deficiência intelectual e de desenvolvimento no contexto musical.

Convidamos você a se juntar no apoio a esses agentes de mudança que estão colaborando internacionalmente e empoderando suas comunidades. Clique aqui para maiores informações!

 

O artista multimídia Gilbertto Prado, de São Paulo, vai ministrar a palestra “Arte, tecnologia e natureza”, às 19 horas, desta quarta, 30, na Casa das Artes, no bairro Nazaré. Ele está em Belém em decorrência da instalação “Encontro”, que integra a primeira edição da Bienal das Amazônias, e tem a participação da artista paraense Val Sampaio.

“Encontro” é uma obra foi criada por Gilbertto Prado, em conjunto com o grupo de Poéticas Digitais, que ele coordena na Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP). A entrada é gratuita e podem participar artistas, pesquisadores e alunos de artes visuais, tecnologia e design, e quem se interessa por processo de criação artística.

A palestra de Gilbertto Prado integra o evento contínuo Wip.Arte, organizado pelo grupo de pesquisa Lab Techné, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes, do Instituto de Ciências da Arte, da Universidade Federal do Pará (PPGARTES/ICA/UFPA). A coordenadora do Lab Techné, Val Sampaio, que participou da obra “Encontro”, realizada em 2012, vai mediar a palestra.

Gilbertto Prado estudou Artes e Engenharia na Universidade de Campinas e obteve o doutorado em Artes, na Universidade Paris I - Panthéon Sorbonne, em 1994. Tem realizado e participado de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Atualmente, é professor dos programas de pós-graduação em Artes Visuais da ECA/USP, e em Design, da Universidade Anhembi Morumbi. Criou o grupo Poéticas Digitais (www.poeticasdigitais.net), em 2002, e é um núcleo multidisciplinar que promove o desenvolvimento de projetos experimentais e a reflexão sobre o impacto das novas tecnologias no campo das artes. Tem como participantes artistas, pesquisadores e alunos, com composições distintas em cada projeto.

 

Serviço:

Evento: Palestra “Arte, tecnologia e natureza”, com Gilbertto Prado (SP)

Dia: 30 de agosto de 2023 - quarta-feira

Hora: 19h

Local: Casa das Artes

Endereço: Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236, bairro Nazaré

Entrada gratuita

Informação: https://www.instagram.com/labtechne00/

Informamos que o período de submissão de apresentação de trabalho para o XII Congresso da ABRACE: Artes Cênicas na Amazônia: saberes tradicionais, fazeres contemporâneos vai até 30/04/2023. O Edital está disponível na página do evento. Nessa mesma página deverá ser realizada a inscrição no evento.

https://www.even3.com.br/xiicongressoabrace/

Ressaltamos que, nessa XII edição do Congresso, a ABRACE abriu espaço para apresentação de trabalho de alunos(as) de cursos técnicos da área de artes/artes cênicas, para atender a realidade da ETDUFPA e demais instituições de ensino e pesquisa que oferecem cursos técnicos. Os(as) alunos(as) devem submeter seus trabalhos no Fórum de Graduação com apresentação de Pôster de alunos da graduação, de acordo com as regras e orientações presentes do Edital.

Alunos(as) de pós-graduação, docentes, pesquisadores(as) que são filiados(as) em Entidades científicas como ANPAP, ANPOM, ANDA, FAEB, SBPC, ANPUH, dentre outras, podem participar do congresso sem a necessidade de filiar-se à ABRACE (Ver o item 2.1 do Edital)
 
Sobre outras informações (filiação, anuidade, etc.) acessar o site da Associação
 
Contatos:
E-mail
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
WhatsApp
(68) 99238-4869

Prezados participantes do 9º Fórum Bienal de Pesquisa em Artes,


Gostaríamos de informar que os Anais e o Caderno de Resumos do evento estão finalmente prontos. Pedimos sinceras desculpas pelo atraso na entrega desses materiais, o que foi resultado dos desafios impostos pela pandemia de COVID-19. Entendemos a importância desses materiais para sua pesquisa e queremos garantir que fizemos todos os esforços possíveis para entregá-los o mais rápido possível. No entanto, como você sabe, a situação da pandemia nos impôs muitas restrições e dificuldades, o que resultou em atrasos significativos em todo o processo de produção e entrega. No entanto, estamos felizes em informar que agora os Anais e o Caderno de Resumos estão prontos para serem acessados no site : https://www.9forumbienalpesquisaartes.com/


Agradecemos sua compreensão e paciência durante esse período desafiador. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, não hesite em entrar em contato conosco.

Abraços,

VALZELI FIGUEIRA SAMPAIO
Presidente do 9° Fórum e da
Comissão Organizadora do 9º Fórum Bienal de Pesquisa em Artes

O X Fórum Bienal de Pesquisa em Artes: Arte e Pensamento Contemporâneo em Revisão / III Encontro Regional ANPAP Norte - Belém - PA ocorrerá nos dias 22, 23, 24 e 25 de março de 2023, em Belém/PA, no Auditório da Casa das Artes/FCP com abertura na Igreja de Santo Alexandre/Museu de Arte Sacra/SIM e encerramento no Museu de Arte da UFPA/MUFPA. Soma-se ao evento a II Jornada Arte Educação do PROFARTES/UFPA. A Comissão Executiva/Organizadora vem a público divulgar as diretrizes do evento.

 

EDITAL: Clique aqui 

 

Convidamos a comunidade acadêmica do Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará para participar da Semana de Recepção do Programa de 2022.
 

As atividades serão realizadas de forma presencial no prédio do Instituto de Ciências da Arte – ICA, localizado na Praça da República, AV. Presidente Vargas. Será um importante momento de recepção dos novos mestrandos e doutorandos do Programa, e o reencontro do corpo discente e docente.

 

O Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), do qual fazem parte o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), ambos da UFPA, e o Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), tem como objetivo principal congregar e apoiar as pesquisas na área de etnomusicologia do Programa de Pós Graduação em Artes (PPGARTES/UFPA), da Faculdade de Música da UFPA, da Escola de Música da UFPA (EMUFPA) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA).