O Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), do qual fazem parte o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), ambos da UFPA, e o Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), tem como objetivo principal congregar e apoiar as pesquisas na área de etnomusicologia no PPGARTES/FACULDADEDEMÚSICA/EMUFPA/UFPA/UEPA. Os específicos são: proporcionar organismo estruturado de apoio a pesquisas etnomusicológicas desenvolvidas na UFPA; acomodar acervo já existente e oferecer suporte para a sua constante alimentação; e fomentar/produzir conhecimento sobre música na Amazônia. Tem como metas principais: manter arquivo de registros sonoros e de texto disponíveis à comunidade; incrementar e potencializar o desenvolvimento da área da etnomusicologia no Norte do Brasil; realizar ações de pesquisa e extensão com as diversas conexões musicais do Estado e da Região; estabelecer pontes entre a Academia e os mestres e sabedores musicais do Estado e da Região, e promover eventos, cursos, workshops, oficinas e afins com vistas ao incremento da disciplina.

 

Convidamos a todo(a)s para  participar do lançamento do e-book (Editora do PPGArtes, organização : Rosangela Britto e Marisa Mokarzel)  - CAMADAS DE MEMÓRIAS DO PATRIMÔNIO MUSEALIZADO: MUSEU DO FORTE DO PRESÉPIO, ESPAÇO CULTURAL CASA DAS ONZE JANELAS, BOSQUE RODRIGUES ALVES (JARDIM BOTÂNICO DA AMAZÔNIA) - e do teaser dos vídeos/documentários : CAMADAS DE MEMÓRIAS DOS LUGARES: MUSEU DO FORTE DO PRESÉPIO E ESPAÇO CULTURAL CASA DAS ONZE JANELAS;PLANTAS, BICHOS E CASAS: NOÇÕES DE MUSEUS E PATRIMÔNIOS – organizado pelo Grupo de pesquisa Arte, Memórias e Acervos na Amazônia ligado ao Programa de  Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) do ICA/UFPA, no dia 24 de junho, de 18h às 21h, de forma on-line, transmitido ao vivo pelo YouTube ( https://www.youtube.com/watch?v=-IMppDZNQMQ) - Grupo de pesquisa Arte, memórias e acervos na Amazônia (CNPq/UFPA).

A programação conta com três palestras, do Prof. Dr. Orlando Maneschy (PPGArtes/ FAV/ICA/UFPA), Prof. Dr. Luís Carlos Borges (PPG-PMUS UNIRIO/MAST)) e do Prof. Dr. Flávio Leonel Abreu da Silveira (IFCH/PPGAS/UFPA) e uma Roda de Conversa, com a Profª.Drª. Rosangela Britto (PPGArtes/FAV/ICA/UFPA), mestrando Nadison Oliveira (PPGA/IFCH), Especialista Moyses Cavalcante (Grupo de pesquisa, FAV/ICA/UFPA). A mediação será da doutoranda Marcela Cabral (PPGArtes/ICA/UFPA). Será fornecido certificado aos participantes, sem necessidade de inscrições.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA : clique aqui 

E-BOOK : clique aqui

O Projeto de Extensão ICOM DEFINE-Definição de museu contribuição da perspectiva do Norte conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (PROEX/UFPA). Como parte do projeto, realizar-se-ão as Rodas de Conversas “O Futuro dos Espaços Museológicos da Região Norte: desafios e possibilidades”, com o propósito de promover a reflexão sobre o patrimônio cultural em seus diferentes aspectos, tais como pesquisa, comunicação, conservação e preservação dos bens culturais materiais e imateriais, manifestações e tradições e outras questões relativas à valorização e acesso ao patrimônio cultural amazônico. O evento ocorrerá no mês de maio, como ação preparatória ao evento Dia Internacional de Museus, 18 de maio, criado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), com tema para reflexão: O Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar. A realização do evento é organizado pelo Grupo de Trabalho ‘Definição de Museu -Perspectiva do Norte’, institucionalmente ligado ao Programa de Pós-Graduação em Artes e ao Curso de Museologia da Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte da UFPA, em conjunto com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o Conselho Internacional de Museus (ICOM-BRASIL), Fórum de Museus de Base Comunitária e Práticas Socioculturais da Amazônia e membros do Grupo de Pesquisa Arte, Memórias e Acervos na Amazônia (CNPq/UFPA).

 

Programação completa: Clique aqui

O Grupo de Pesquisa Lab Techné, com satisfação, divulga o evento WIP.ARTE que contará com uma programação de fala de artistas pesquisadores que compartilharão seus processos de criação em lives que serão transmitidas a partir do dia 16 de novembro às 19h pelo canal do youtube do PPGARTES - UFPA.
Acesse o canal pelo link: https://qrgo.page.link/VPF7Q
Curta a nossa página no Facebook https://www.facebook.com/labtechne
Conecte-se, participe e compartilhe!

Obra é resultado da dissertação de mestrado do multiartista-pesquisador Fábio Limah, orientada pela Prof.ª Dr.ª Bene Martins. Lançamento será às 15h do domingo (6), com transmissão pelo Youtube. Nó de 4 Pernas: a tessitura de uma experiência de teatro multimídia em Belém do Pará é o título do livro multimídia que o Programa de Pós-Graduação em Artes, da Universidade Federal do Pará (PPGArtes/UFPA), lança a partir das 15h de domingo, 6 de dezembro, no canal do projeto no Youtube. Fruto da dissertação de mestrado do multiartista e pesquisador paraense Fábio Limah, orientada pela Prof.ª Drª Bene Martins, o livro traz uma leitura sobre a montagem de texto homônimo do dramaturgo e escritor paraense Nazareno Tourinho. A peça Nó de 4 Pernas foi apresentada em 2012, pelo grupo Nós Encena, em sessões que levaram teatro e cinema aos palcos de Belém.

O II ENCONTRO - O PENSAMENTO DE bell hooks TRANSVERSALIZANDO AS ARTES E A MUSEOLOGIA, é uma ação colaborativa do Grupo de Estudos em Museologia Teórica (GEMUT); Grupo de Estudos Práticas Antirracistas Zélia Amador de Deus e o Grupo de Pesquisa Lab Ampe – da Faculdade de Artes Visuais (FAV), do Instituto de Ciências da Arte (ICA), da Universidade (UFPA), em parceria com o Projeto de Extensão Negras Conexões, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Núcleo de Estudos Afro- Brasileiros e Indígenas (NEABI/UFAL). Para este segundo Encontro, nossas reflexões serão pautadas nos livros Ensinado a Transgredir: a educação como prática da liberdade (2013) e Olhares Negros: raça e representação (2019). Neste contexto pandêmico de tantas perdas de vidas humanas e no qual a educação e as artes estão sendo ameaçadas sistematicamente, pensamos neste evento como um espaço de enfrentamento político e escuta acolhedora num fluxo contínuo de colocar em prática o esperançar com amor e liberdade

 

Datas: 15 e 16 outubro de 2020

Horário do Brasil: 18h00 às 20h00

Coordenação e Organização: Professoras Doutoras Cláudia Leão e Luzia Gomes

 

Link da Mesa 1: https://www.youtube.com/watch?v=7yBifloCz1c

 

Linda da Mesa 2: https://www.youtube.com/watch?v=oneqY6JdUaE

O coletivo Flores de Angola, nascido da força do encontro e da partilha de sentires e saberes ancestrais entre mulheres praticantes de capoeira angola, convida a todxs para o I encontro com treino de capoeira angola, na escola Stelina Alves e  roda de conversa Protagonismo Feminino e Tradição na defensoria pública.

A dança está presente no Arte Pará 2019 com a participação singular da Companhia Moderno de Dança, grupo que traz ao Museu do Estado do Pará a obra em videodança Na Beira, presente na mostra Deslendário Contemporâneo – 80 anos de Paes Loureiro, com curadoria de Orlando Maneschy e Keyla Sobral e que acontece no Museu do Estado do Pará e que terá apresentações do espetáculo de dança de mesmo nome no Teatro Waldemar Henriques nos dias 12 e 13 de novembro e 04 e 05 de dezembro, 20h (capacidade limitada).  

 

O Programa de Pós-graduação em Artes da UFPA e a Fundação Romulo Maiorana realizam em parceria os Seminários Contemporâneos: Desledário Amazônico, que tem início neste sábado com a Mesa 01: Epistemologias Amazônicas e conta com falas do professor João de Jesus Paes Loureiro e dos doutores  Raphael Bessa Ferreira e Relivaldo Pinho, com mediação do professor e curador Orlando Maneschy. O Seminário acontece neste sábado, 09 no Auditório da TV Liberal, 10h30. (recomenda-se chegar antes, pois os acentos são limitados e faz-se necessário identificação para o acesso). Nos sábados seguintes novos encontros acontecerão com temas variados sobre arte.