Congresso de Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina: Colonialismo e Questões de Gênero,idealizado pela Arte/Educadora Ana Mae Barbosa, que acontecerá entre os dias 21 a 23 de Abril de 2019, em São Paulo, no SESC VILA MARIANA, que está apartir do dia 07 de março com as inscrições abertas. O evento está com sua programação prévia definida e visa  ¨intensificar a conscientização e as ações de combate à colonização cultural, econômica, educacional e emocional”.

O Programa de Pós-Graduação em Artes desenvolveu-se em Belém do Pará, como ambiente para a formação pessoal, em termos de pós-graduação na área de arte, abrangendo as linguagens artísticas de música, visuais, cênica e suas interfaces. O Programa mantém um constante intercâmbio com importantes polos intelectuais do cenário nacional e internacional.

Os objetivos dos Seminários Contemporâneos Diálogo com o Outro: Perspectivas Artísticas e Culturais (Módulo I) congregam, no PPGARTES debates científico-artísticos no campo das artes, em torno das relações arte e sociedade, por meio de conversas e workshops com artistas do Pará e de outras regiões, favorecendo aos discentes do PPGARTES, das graduações da Faculdade de Artes Visuais e demais interessados um espaço de trocas e experimentações com os artistas.

O Programa de Pós-Graduação em Artes desenvolveu-se na região norte do país, na capital de Belém do Pará, como alternativa para a formação pessoal, em termos de pós-graduação na área de arte, abrangendo as linguagens artísticas de música, visuais, cênica e suas interfaces. O Programa mantém um constante intercâmbio com importantes polos intelectuais do cenário nacional e internacional.

Com o objetivo de ampliar os preparativos para o Congresso de Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina: Colonialismo e Questões de Gênero, idealizado pela professora Drª Ana Mae Barbosa, que acontecerá entre 23 e 25 de Abril de 2019, em São Paulo (SESC-Vila Mariana), com a finalidade de “intensificar a conscientização e as ações de combate à colonização cultural, econômica, educacional e emocional”. O Grupo de Pesquisa Arte, Memórias e Acervos na Amazônia, estará realizando um ciclo de mesas redondas centradas nas Experiências Educativas em Artes Visuais na Amazônia Paraense. As temáticas visam discutir questões pertinentes aos campos da Arte/Educação e das Artes Visuais, no âmbito de suas relações colonialistas e de gênero no território amazônico

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A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) através do projeto de extensão "Memórias Cênicas: formação, reflexão e práticas performativas", ligado ao grupo de pesquisa PERAU- Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq), realizará no período de 22 a 26 de agosto/18, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), o I Seminário Nacional de Memórias Cênicas na Amazônia: 60 anos de Morte e Vida Severina nos palcos, coordenado pelo professor-doutor Denis Bezerra.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES E MUSEU DA UNIVERSIDADE CELEBRAM DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS GERANDO PENSAMENTO E ACESSO AO CONHECIMENTO

Como parte da celebração da 16ª Semana Nacional de Museus, o Programa de Pós-graduação em Artes - PPGARTES e o Museu da UFPA - MUFPA realizarão o evento HIPERCONECTADOS: Museus, estratégias e conexões. A celebração, composta de mesas, palestras e reflexões acerca do tema, ocorrerá nos dias 17 e 18 de maio, no MUFPA. Abertas ao público, as inscrições devem ser realizadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O VIII Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida, será realizado no período de 23 a 26 de maio de 2018, no Teatro Universitário Cláudio Barradas. O evento é uma das ações do projeto de pesquisa: Memória da dramaturgia amazônida: construção de acervo dramatúrgico teve início em 2009, desde então, tem sido renovado anualmente, conforme Portaria 033/2017 e, certamente, terá renovação por muitos anos, devido à abrangência – pretendemos estender aos municípios do Pará e já iniciamos as buscas em outros estados da região Amazônica – e à quantidade de peças espalhadas por lugares outros, além das bibliotecas: clubes, acervos particulares, igrejas, além de novos dramaturgos em constante processo de escrita. De maneira que não há como interromper o projeto e a realização dos seminários. Assim, para divulgar obra dos dramaturgos catalogados e estudos sobre dramaturgia, realizamos todo ano, no mês de maio, Seminário de Dramaturgia Amazônida. O evento é aberto ao público em geral, cujos objetivos são os de reunir dramaturgos, pesquisadores, estudantes e amantes do teatro; repassar experiências de elaboração textual às novas gerações; demonstrar as diversas possibilidades de se trabalhar com texto teatral; divulgar a produção dramatúrgica antiga e recente. Em maio/2017 ocorreu o VII Seminário de Dramaturgia Amazônida e, a partir deste, todos serão internacionais. Estive em estágio pós-doutoramento, na Universidade de Lisboa, com apoio CAPES – caso contrário, não teria ido – além dos estudos desenvolvidos durante o estágio, conheci e mantenho contato com pessoal de teatro, artistas, pesquisadores. Todos se dispuseram a participar do nosso evento, de maneira que, além de trazerem estudos sobre a dramaturgia portuguesa, dialogam e conhecem os estudos de dramaturgia e diversas montagens de espetáculos desenvolvidos aqui, na Universidade Federal do Pará, mais especificamente na Escola de Teatro e Dança e no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES). Esse intercâmbio tem estimulado a ida de estudantes para Portugal e, naturalmente, logo teremos estudantes portugueses a desenvolver pesquisas na região.

A Comissão Organizadora convida pesquisadores, professores, pós-graduandos e graduandos dos diversos campos disciplinares a enviar trabalhos para o II Colóquio Amazônias, cidades e jardins que acontecerá na cidade do Belém entre os dias 13, 14 e 15 de junho de 2018. O tema deste segundo fórum é  Arquitetura da paisagem e cultura paisagística.