O Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), do qual fazem parte o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), ambos da UFPA, e o Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), tem como objetivo principal congregar e apoiar as pesquisas na área de etnomusicologia no PPGARTES/FACULDADEDEMÚSICA/EMUFPA/UFPA/UEPA. Os específicos são: proporcionar organismo estruturado de apoio a pesquisas etnomusicológicas desenvolvidas na UFPA; acomodar acervo já existente e oferecer suporte para a sua constante alimentação; e fomentar/produzir conhecimento sobre música na Amazônia. Tem como metas principais: manter arquivo de registros sonoros e de texto disponíveis à comunidade; incrementar e potencializar o desenvolvimento da área da etnomusicologia no Norte do Brasil; realizar ações de pesquisa e extensão com as diversas conexões musicais do Estado e da Região; estabelecer pontes entre a Academia e os mestres e sabedores musicais do Estado e da Região, e promover eventos, cursos, workshops, oficinas e afins com vistas ao incremento da disciplina.

Entre os eventos realizados pelo LabEtno destacam-se a Jornada de Etnomusicologia, com sete edições realizadas, e as três últimas edições do Colóquio Amazônico de Etnomusicologia (de um total de quatro), que ocorreram de modo casado com a Jornada. O evento proposto, também casado, correspondente à VIII edição da Jornada e ao VI do Colóquio. Ocorrerá em três dias, contando, em especial, com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e músicos da Região Norte, mas também abrindo espaço para colaborações nacionais e internacionais. Estruturada em torno de conferências, palestras, comunicações de pesquisas, apresentações musicais, debates com Mestras e Mestres da cultura popular e produção de Anais, a Jornada de Etnomusicologia vem avançando no sentido de consolidar-se como acontecimento importante da área no Brasil.

Em decorrência da pandemia da Covid-19, em 2021, o evento ocorrerá em ambiente virtual. A conferência, mesas redondas e apresentações artísticas acontecerão em forma de lives no YouTube do Laboratório de Etnomusicologia da UFPA (https://www.youtube.com/channel/UCwad8EnXx0sFXEIfjhIh9pQ). As apresentações das comunicações serão disponibilizadas, no mesmo canal do YouTube, no primeiro dia do evento. Estas serão enviadas em vídeos gravados pelos autores conforme instruções nas normas de submissões. O público poderá interagir de forma assíncrona, na área de comentários dos vídeos no YouTube, bem como de forma síncrona, via Google Meet, durante a programação do evento. As comunicações serão subdivididas e organizadas em sessões a serem divulgadas, previamente, após o período de avaliação.

 

Maiores informações no site: www.labetno.ufpa.br