Intitulada “Fenomenologia Teatral: da crise ao despertar de um Artista Pesquisador”, a tese atravessa os caminhos do fazer cênico não como território de respostas, mas como travessia sensível entre crise e criação, entre técnica e presença, entre queda e gesto encarnado. Inspirando-se na estrutura simbólica da Divina Comédia, o trabalho tece uma jornada em que os sete pecados se convertem em metáforas dos desafios metodológicos e existenciais do pesquisador em artes.

 

A pesquisa propõe um modo de escrita e pensamento em que o corpo do artista não apenas executa, mas escuta, resiste, dança e sonha — revelando, no próprio movimento da tese, um percurso fenomenológico que une teoria e prática por meio de uma dramaturgia poética do conhecimento.

 

Guiado por afetos, conceitos e experiências vividas, o texto se desdobra em cenas, estações e paisagens que revelam um novo horizonte para pensar a atuação, a criação e a pesquisa artística como estados de ser.

 

A defesa acontecerá no auditório do PPGARTES, localizado na Avenida Magalhães Barata, 611 – São Brás, Belém/PA, com orientação da professora Ana Flávia Mendes, no dia 04/07/2025 às 15h.

 

Convidamos todas, todos e todes a presenciar esta passagem final — em que o artista, ao atravessar sua própria jornada, nos devolve a beleza de um pensamento que pulsa no corpo e arde em poesia.