O projeto VOZES AMAZONIANAS: Diversidade, Memória e Visibilidade no Território da Arte ativa um espaço para trocas de ideias e experiências de agentes do campo da arte, com o objetivo de contribuir para a difusão do patrimônio cultural e da história presente nas vivências de artistas e pesquisadores que, de uma forma ou de outra, tomam parte na coleção Amazoniana de Arte da UFPA. Para além de se constituir em um conjunto de obras e documentos artísticos a lançar olhares para a história, paradoxos e os processos empreendidos na região, a Amazoniana é ambiente atento à diversidade e à pluralidade de vozes, promovendo a inclusão e o debate sobre a experiência de atuar neste território e sobre os impactos da colonialidade, bem como um espaço vinculado ao ensino, à pesquisa e à extensão por meio de métodos formais e não formais de intercâmbios de conhecimentos e experimentos compartilhados.

Neste sentido o projeto reitera parte da missão da Amazoniana, no sentido de aproximar um conjunto de falas, apresentadas em forma de lives e disponibiliza- das em rede, e em publicação e-book, com obras e textos reflexivos sobre o terri- tório amazônico, seu contexto histórico e patrimonial artístico, a partir do diálogo e da participação de atores. Assim, múltiplas percepções e saberes são ativados nos encontros desses olhares e do patrimônio contido em documentos e obras presentes na Amazoniana e que podem ser acessados aqui e nos arquivos disponibilizados em rede.

Longe de desejar constituir um uníssono, percebemos que entre memórias, apro- ximações, pausas e vontades, há um legítimo anseio de acionar estratégias de re- sistências e re-existências nesta terra historicamente assolada por projetos de de- senvolvimento que, cada um a seu tempo, propuseram atingir o Eldorado. Diante de uma história marcada por conflitos, exclusões e aniquilamentos, a Amazoniana congrega artistas e pesquisadores que percebem seu tempo histórico de forma crítica e o reverberam em obras analíticas que ora se materializam em textos, ora em obras de arte que pulsam na intensidade do agora.

Neste livro reunimos um conjunto de visões e falas que sinalizam a multiplicidade de perspectivas ativadas nos encontros nos quais as falas ocupam seus lugares em um fluxo de coconstrução desenhadas nas trocas de ideias, em imagens que dialogam e questionam.

Essas pessoas trazem parte do que as motivam e alimentam, e nós reunimos isso na perspectiva de potencializar experimentações e repercussões do estar em fricção com o mundo e com a própria Amazoniana enquanto plataforma de ação e acervo.

Para nós este livro é um pequeno convite à escuta e à conversa entre os que buscam criar espaços para o pensamento e a criação. Fragmentado, pequeno mapa, dispara convites e solta pistas. Que ele seja um eco que reverbere em cada um que se dispuser a escutar.

Para acessar o Livro, clique aqui!

Os editores