ARTERIAIS - revista do programa de pós-graduação em artes - Homepage: http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ppgartes

A Revista ARTERIAIS é uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará. Tem a missão de desenvolver rede de relações no circuito dessa área, como um sistema para o qual convergem conhecimentos do Pará, da Região Norte, do Brasil, do mundo, e de onde esses conhecimentos são difundidos na forma de saberes e fazeres em trabalhos significativos para o diálogo entre as subáreas das Artes, visando debate nos contextos local, regional, nacional e internacional. Essa missão emerge da percepção de que saberes e fazeres ressignificados em escritos acadêmicos devem retornar à sociedade, locus de sua origem e de sua contemporaneidade. O foco da ARTERIAIS está na experimentação artística e pedagógica e na pesquisa teórica especializada de pesquisadores cientistas/ artistas, sem descuidar da memória. Para tanto, fundamenta-se em perspectiva ampliada na abordagem das Artes, em sintonia com as atuais exigências de interdisciplinaridade apresentadas pela produção artística contemporânea. A ARTERIAIS tem como finalidade a publicação de trabalhos originais e inéditos. propiciando a difusão de processos e projetos nas áreas das Artes Visuais, Cênicas e Musicais, bem como suas interseções, para além de seus campos específicos, transitando da experiência estética à crítica. Neste sentido, estabelece, ainda, seções diferenciadas, conferindo espaço para entrevistas, portfólios e partituras. A publicação de trabalhos originais e inéditos podem ser submetidos em português, espanhol e inglês.

ISSN 2446-5356  - Edições

VII FÓRUM BIENAL DE PESQUISA EM ARTES - VII FBPARTES

No período de 1º a 4 de dezembro de 2015, o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) da Universidade Federal do Pará realizará o VII Fórum Bienal de Pesquisa em Artes (VII FBPARTES). Com o tema “Pele da Arte”, o intuito desta edição é fortalecer a consolidação do fórum como espaço de discussão e reflexão sobre a produção artística e o desenvolvimento de pesquisas nas linguagens artísticas, além das possibilidades de interagir com outras áreas do conhecimento

.

Caleidoscópio - O evento contará com discussões e produções inseridas no ambiente acadêmico, lócus de ensino, pesquisa e extensão, exploradas pela área das Artes, Letras e Ciências, estimulando que se estabeleça, entre estas, interfaces, num caleidoscópio de temáticas que compõem e envolvem a cultura inscrita no Corpo e para além do espaço desse corpo. Tais temáticas transitam pelo urbano, pela aldeia, por tribos, pelas arteriais de um ao outro e compõem a Pele da Arte, tema e objeto deste evento. Haverá presença de conferencistas de diversas instituições do Brasil e internacionais. Confira aqui o currículo dos convidados.

Programação – O evento ocorrerá em diversos espaços, como na sede do PPGARTES, no Teatro do Gasômetro, no Parque da Residência, no Museu Emílio Goeldi, em escolas do entorno, no Mercado de São Brás, entre outros. O objetivo é formar um longo corredor de eventos atravessado por outros tantos  revelando a amplitude e a densidade de sua relação com a cidade. Acesse o site do evento.

Sobre a pele - O tema do VII FBPARTES é "Pele da Arte" emergiu de reflexões sobre a Arte como lugar de percepção sensível a experiências em seus processos, a investigações em seusmodis operandi. Tal como na Pele, esta sensibilidade é propícia a marcas, sinais e cicatrizes que cartografam caminhos, trajetórias, trilhas, encruzilhadas, que distinguem, identificam.

O Fórum Bienal de Pesquisa em Artes foi implantado no ano de 2002, pelo então Núcleo de Artes – NUAR/UFPA. Trata-se de um espaço institucionalizado de debates e de compartilhamento de pesquisas nas diversas linguagens artísticas em interface com outras áreas do conhecimento, realizadas por profissionais da UFPA e de outras instituições.

Edições anteriores - Sua primeira edição foi realizada no ano de 2002, em Belém, com destaque para temas que permitem relações interdisciplinares, seja pelos títulos, seja pelas aplicações, seja pelas interpretações. Em suas edições anteriores, o fórum já abordou a relação da Arte com o corpo, a literatura, a tecnologia, a ambientabilidade, o hibridismo, entre outras áreas. O download dos anais das edições anteriores estão disponíveis no site do PPGARTES.

VII Fórum Bienal de Pesquisa em Artes
Tema: Pele da Arte
Período: 1º a 4 de dezembro de 2015.
Locais: Programa de Pós-Graduação em Artes/UFPA - Avenida Governador Magalhães Barata, 611.
Parque da Residência e Teatro do Gasômetro - Avenida Governador Magalhães Barata, 830.
Museu Emílio Goeldi - Avenida Governador Magalhães Barata, 328
Para mais informações sobre submissão de trabalhos, taxas de inscrição e programação detalhada, acesse o site do evento.

Texto: Luana Coelho - Assessoria de Comunicação da UFPA