RELEASE 

O tema ou a questão que o VIII Fórum Bienal de Pesquisa em Arte traz para 2017  Arte como? Engajamento político ou função estética?” emergiu de reflexões sobre um antigo debate que ainda polariza opiniões entre quem defende a arte pela arte e quem a considera uma ferramenta de engajamento político.  O tema toma outras perspectivas a partir dos últimos acontecimentos político-econômico-sociais que vem afetado o Brasil e o mundo. No campo artístico, esse tema vem mobilizando teóricos, filósofos, artistas dividindo opiniões e alimentando discussões sobre a funcionalidade da arte na sociedade, colocando, aparentemente, as opiniões em pelo menos dois eixos: a arte engajada e a dita 'arte pela arte'.

 Nesse momento histórico de desconstrução de territórios, o assunto volta à tona em um contexto diverso, quando questões de identidade, gênero, de sobrevivência, de garantias de direitos de cidadania entram como pauta da urgência. E o artista, como qualquer outro  cidadão, toma parte, apresenta-se na luta social a partir de seu lugar, de sua linguagem, da sua ética, da sua política, do seu território.

Trata-se de um tema mais complexo do que parece ser. Fala-se que a arte pela arte é algo que não tem engajamento. No entanto, essa é uma questão que provoca múltiplas interpretações. Alguns artistas e pensadores compreendem que qualquer arte é uma atitude política, mesmo que ela não se assuma como engajada politicamente.

O filósofo francês Jacques Rancière identifica que na relação entre arte e política existe uma dimensão política e estética em comum entre ambas. Isso implica afirmar sobre uma dimensão estética da política, se referindo a duas noções: a de que existe participação num plano comum, que dá forma à comunidade, e ao recorte desse comum sensível em partes espaço-temporais.

A arte como?... pergunta que se aproxima de outra bem mais comum, o que é a arte? – inúmeros são os argumentos em torno dessa questão. O que é a arte? O exposto revela a abrangência do tema do VIII Fórum Bienal de Pesquisa em Artes que pretende abrir espaço para discussões e produções inseridas nesse tema aberto à exploração pela área das Artes, Linguagens, Comunicação e Cultura, estimulando que se estabeleçam espaços de partilha nessas interfaces, num caleidoscópio de temáticas que compõem e envolvem a arte e suas relações com a estética e a política.