O Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), do qual fazem parte o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), ambos da UFPA, e o Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), tem como objetivo principal congregar e apoiar as pesquisas na área de etnomusicologia do Programa de Pós Graduação em Artes (PPGARTES/UFPA), da Faculdade de Música da UFPA, da Escola de Música da UFPA (EMUFPA) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Seus objetivos específicos são: proporcionar organismo estruturado de apoio a pesquisas etnomusicológicas desenvolvidas na UFPA; acomodar acervo já existente e oferecer suporte para a sua constante alimentação; e, fomentar/produzir conhecimento sobre música na Amazônia. Tem como metas principais: manter arquivo de registros sonoros e de texto disponíveis à comunidade; incrementar e potencializar o desenvolvimento da área da etnomusicologia no Norte do Brasil; realizar ações de pesquisa e extensão com as diversas conexões musicais locais, regionais, nacionais e internacionais; estabelecer pontes entre a Academia e os mestres e sabedores musicais do Estado e da Região; além de promover eventos, cursos, workshops, oficinas e afins a área.

  Entre os eventos realizados pelo LabEtno destaca-se a Jornada de Etnomusicologia, com oito edições realizadas, as quatro últimas edições casadas com o Colóquio Amazônico de Etnomusicologia da UEPA. O evento proposto corresponde a IX edição da Jornada, ao VII Colóquio e ao IV Encontro Regional Norte da ABET, previstos em um evento de três dias, contando, em especial, com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e músicos nacionais e internacionais. Estruturados em torno de conferências, palestras, comunicações de pesquisas, apresentações musicais, debates com Mestras e Mestres da cultura popular e produção de Anais, os eventos vêm avançando no sentido de consolidarem-se como acontecimentos importantes da área no Brasil.

A Jornada e o Encontro Regional Norte da ABET demarcam um diferencial no Norte do Brasil, em razão de serem eventos ao mesmo tempo pioneiros, em termos regionais, e de reconhecimento nacional na área da Etnomusicologia, destinados à socialização de pesquisas desenvolvidas nos âmbitos da graduação e pós-graduação em Música, prioritariamente, assim como fomentam a divulgação da produção científica, ampliando a produção de textos acadêmicos em língua portuguesa e sobre contextos regionais, nacionais, e até internacionais. Ainda, como distintivo de inovação metodológica, considera-se a perspectiva de descolonização do saber, na medida em que se oportuniza o diálogo da Academia com Mestres da tradição oral. Estes vêm colaborando com pesquisas desenvolvidas no LabEtno e nos Grupos de Pesquisa associados, inclusive ministrando disciplinas, palestras e workshops, em parceria com professores da UFPA e UEPA.

O Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, que nasceu na UEPA, passou a acontecer juntamente com a Jornada de Etnomusicologia na medida em que o LabEtno se tornou instância agregadora dos Grupos de Pesquisa das duas IES. Assim sendo, o Colóquio uniu-se ao perfil e aos propósitos da Jornada de Etnomusicologia mencionados anteriormente.

No que diz respeito à produção científica regional, ressalta-se a relevância da Jornada de Etnomusicologia, dos Encontros Regionais Norte da ABET e do Colóquio Amazônico de Etnomusicologia como meios privilegiados de divulgação, socialização e registro de pesquisas recentes que, além de corroborarem à consolidação, no Pará e na Amazônia, da Etnomusicologia e de diversas searas da ciência com as quais a disciplina faz interface, trazem à tona discussões contemporâneas de interesse público, tais como a sustentabilidade regional por meio de manifestações culturais e musicais expressivas, a patrimonialização de bens culturais imateriais, a construção de identidades musicais, o desenvolvimento do turismo cultural, a valorização de saberes e fazeres tradicionais e de minorias, entre outras, que tocam o desenvolvimento do Estado paraense e da região Norte, especialmente nos âmbitos cultural, econômico e social.

A proposta para a IX Jornada, o VII Colóquio e o IV Encontro Regional Norte consistem em uma programação contendo uma conferência de abertura, três rodas de conversas, cada uma com três palestrantes, comunicações orais que serão selecionadas pelos membros do comitê científico do evento e duas apresentações musicais de práticas musicais paraenses, todos em formato virtual, transmitidos pelo canal do LabEtno no YouTube. A conferência “Trânsitos Epistemológicos em Etnomusicologia” e as rodas de conversas considerarão as discussões/reflexões sobre a produção do conhecimento, o pensar e fazer a Etnomusicologia, suas abordagens, paradigmas e perspectivas, considerando a relação do ser humano com a sociedade em distintos contextos. Para a conferência teremos a participação da conferencista Profª Drª Maria Luisa de La Garza, da Universidade de Chiapas, México, pelo seu conhecimento e trânsito em diversos contextos em que se pratica a Etnomusicologia.

As rodas de conversas discutirão e aprofundarão a temática da conferência a partir de vivências e experiências locais, oportunizando reflexões sobre ações e procedimentos inerentes à temática, promovendo trocas de experiências e socializando o conhecimento produzido. A Roda de Conversa 1 contará com a presença dos pesquisadores Profª Drª Zélia Amador de Deus (UFPA), Adamo Warao Norberto Nunez (Abrigo Warao Antonio Elias) e Prof. Dr. Rafael Noleto (UFPEL). A Roda de Conversa 2 contará com a participação dos pesquisadores Profª Drª Eurides Santos (UFPB), Pajé Aprendiz Time’i Awaete (Instituto Janeraka) e Prof. Dr. Felipe Trotta (UFF). A Roda de Conversa 3 contará com a participação da Profa. Dra Rosângela Tugny (UFSB), Sra. Naraguassu Pureza da Costa (EMAUS) e a profa. Ms. Alice Alves (UFRJ). As Rodas de Conversa visam oportunizar o diálogo entre a Academia e os distintos contextos que produzem conhecimentos musicais, objetivando a temática do evento.

 

CHAMADA DE TRABALHOS

Com relação às comunicações orais, a serem publicados nos anais do evento, a IX Jornada, o VII Colóquio e o IV Encontro Regional Norte aceitará trabalhos em Etnomusicologia e áreas afins. Serão aceitos exclusivamente textos inéditos (não apresentados ou publicados em outros eventos, ou em processo de publicação) em português, espanhol e inglês. O processo de seleção ficará a cargo do Comitê Científico. Cada proposta será encaminhada para a avaliação de dois pareceristas e, em caso de pareceres divergentes, um terceiro parecerista tomará a decisão final sobre sua aprovação.

 

 

Serão critérios de avaliação:

- Relevância do trabalho (atualidade, inovação e contribuição para a área)

- Estrutura do trabalho (clareza de objetivos, cumprimento dos objetivos propostos, clareza de exposição, consistência e rigor da argumentação).

Os trabalhos serão recebidos e encaminhados a pareceristas convidados. A submissão deverá ser encaminhada para o e-mail coloquiojornada@gmail.com

Todas as informações referentes ao evento poderão ser consultadas no site - www.labetno.ufpa.br.

 

 

ATIVIDADES

PRAZOS

Lançamento do evento

10 de maio/2022

Submissão das chamadas de trabalhos

11 maio a 30 junho/2022

Avaliação dos trabalhos

01 junho a 31 julho/2022

Divulgação dos trabalhos aprovados

05 agosto/2022

Entrega, por parte dos autores, da versão final dos trabalhos (a serem publicados nos anais do evento)

05 de agosto/2022

Divulgação detalhada da programação das sessões de comunicações, pôsteres e apresentações artísticas.

15 de agosto/2022

Realização do evento

24, 25 e 26 agosto/2022