I Colóquio Nacional Memória e Performance é uma atividade do projeto de extensão Memórias Cênicas: formação, reflexão e práticas performativas/PROEX/UFPA; e do projeto de pesquisa Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia/PROPESP/UFPA, ambos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa PERAU- Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia/CNPq.

O evento surge como um espaço de debates, reflexões e socialização de práticas de pesquisas artísticas e acadêmicas que têm os Estudos da Memória e da Performance como o lugar de produção e circulação de conhecimento.

O Grupo de Pesquisa PERAU acredita no encontro da memória com a performance, porque ele vem proporcionando, através da pesquisa, experiências singulares de produção de conhecimento; de aprendizado com as memórias individuais e coletivas de moradores da Amazônia, dos espaços pelos quais eles transitam e/ou estão inseridos.

Por meio de seus projetos o PERAU ver a possibilidade de aprendizado e trocas de experiências, uma forma de ouvir, ver e presenciar percepções do espaço social no qual vivemos, mas que em muitos casos estão distanciados. E a performance torna-se um lugar de vivências e aprendizados, por isso, nesse evento queremos trocar as experiências de pesquisa.

O evento contará com a participação de pesquisadores e artistas de Belém e de outras cidades brasileiras que se dedicam às pesquisas acadêmicas no campo das artes.

09/09 -

Palestra – 18h30 – 20h.

Local: Auditório da ETDUFPA.

Memória e Performance – Prof.ª Dr.ª Natacha Muriel López Gallucci (UFCA)

Apresentação Artística – 20h – Hall da ETDUFPA

Tarde – 15h – 18h

Local: Auditório da ETDUFPA

Seminário - Deambulações teórico-práticas: Performance?

Prof. Dr. Cesário Augusto Pimentel (UFPA)

Profa. Dra. Rebeca Stumm (UFSM)

Noite

19h- Defesa da Dissertação de Mestrado de Edilene do Socorro Silva da Rosa.

DA LAMPARINA AOS REFLETORES: Relatos de uma Artista da Amazônia

Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas

Banca: Prof. Dr. José Denis de Oliveira Bezerra - UFPA (orientador), Prof.ª Dr.ª Natacha Muriel López Gallucci - UFCA (avaliadora externa), Prof.ª Dr.ª Ana Karine Jansen de Amorim – UFPA (avaliadora externa), Prof. Dr. Cesário Augusto Pimentel de Alencar– UFPA (avaliador interno).

Manhã – 9h – 13h

Local: sala 26 da ETDUFPA

Comunicações Orais

O tempo performático em Samuel Beckett - Alberto Amaral (Pesquisador dos grupos de pesquisas Arte, Corpo e Conhecimento-UFPA/CNPq; e Pensamento do Fora UNB-CNPq).

No Trajeto das Águas sobre o sulco dos rios. Memórias do Sagrado Feminino na gravura afro-amazônica - Glauce Santos (Mestranda do PPGARTES/UFPA).

Rememorar-te: a Memória e a construção do Performer – Amanda Nascimento Modesto (Mestranda do PPGARTES/UFPA).

1900 - O ranger da liberdade: entre linguagens, memórias e lugares Paulo Cesar Sousa dos Santos Junior (Mestrando do PPGARTES/UFPA).

Cinderela: memórias de uma esquina – Caroline Castelo (Doutoranda do PPGARTES/UFPA).

Memória de Banda de Música no Sudeste do Pará, entre manobras políticas e performances – Tirsa Lais Gonçalves (Mestranda do PPGARTES/UFPA).

Fluviografias: escritos-memórias de um corpo cênico em percurso - Roseany Karimme Silva Fonseca (Mestranda do PPGARTES/UFPA).

15h- 18h

Seminário - Investigação audiovisual e artes populares.

Prof.ª Dr.ª Natacha Muriel López Gallucci – UFCA

18h30 – 20h

Seminário - Acervo Memorial: a oralidade como documento.

Prof.ª Ma. Rosilene da Conceição Cordeiro – PERAU

Apresentações de performances.