PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES E MUSEU DA UNIVERSIDADE CELEBRAM DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS GERANDO PENSAMENTO E ACESSO AO CONHECIMENTO

Como parte da celebração da 16ª Semana Nacional de Museus, o Programa de Pós-graduação em Artes - PPGARTES e o Museu da UFPA - MUFPA realizarão o evento HIPERCONECTADOS: Museus, estratégias e conexões. A celebração, composta de mesas, palestras e reflexões acerca do tema, ocorrerá nos dias 17 e 18 de maio, no MUFPA. Abertas ao público, as inscrições devem ser realizadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Programação - Tem início dia 17 de maio às 8h30, com a palestra ”Museu da Universidade Federal do Pará e os 60 anos da Universidade”, ministrada pela diretora do MUFPA, professora Jussara Derenji. O restante do dia será composto com mesas com as temáticas “Trecos e as ‘Agências das Coisas’ - Abordagens (inter)disciplinares” e ”Coleções, História e Ciência da Informação – Processos de Salvaguarda e Comunicação”. A sexta-feira, 18, contará com a mesa de abertura ”Artes Indígenas: Notas sobre a lógica doscorpos e artefatos”, com a curadora Lúcia Hussak Van Velthem e mediação de um dos coordenadores do evento, professor Orlando Maneschy. Em seguida, separadas por intervalos, serão realizadas três mesas temáticas. Ao fim do evento, às 18h, será lançado o Catálogo da Coleção 2016 - VII Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, organizado pelo professor da Universidade da Amazônia - UNAMA, professor Mariano Klautau Filho. Valorização, reflexão e conexões- Segundo a professora Jussara, a comemoração visa valorizar os espaços de memórias e cultura no Brasil, assim como a ampliar a relação entre a comunidade e museus.

Além disso, de acordo com a docente do PPGARTES e coordenadora do evento, professora Rosangela Britto, “o objetivo é promover uma reflexão crítica sobre o papel dos museus no mundo contemporâneo hiperconectado; questionar como essa hiperconexão ocorre em um território de terceiro mundo, numa dimensão circundada de floresta, observando o seu contexto sociopolítico e as redes de relações on-line ou off-line que são ativadas em fluxos e deslocamentos por meios digitais e não digitais”. Também tem o objetivo de refletir sobre as possibilidades de conexão a partir do diálogo, com aproximação e troca de conhecimentos entre grupos diferentes. Importância - Para Rosangela Britto, o intuito “é pensar o museu inserido em um contexto contemporâneo, visualizando o seu papel enquanto produtor de conhecimento”. Os museus, como lar de patrimônios materiais e imateriais, devem ser local de conexão com a população: “A
conectividade hoje alcança uma vasta gama de ações e formas distintas de acesso, por isso é importante que o Museu se una a discussão nacional e internacional desse assunto na forma com que se insere nas ações e integração com o público atual e nas possibilidades de alcance de novos públicos por meios os mais variados, seja na virtualidade, seja, na ampliação das participações presenciais”, explica o professor Orlando.
Temática - O tema “MUSEUS HIPERCONECTADOS: novas abordagens, novos públicos”, proposto pelo Conselho Internacional de Museus - ICOM, reúne críticas voltadas a importância de museus na atualidade. Com a internet e hiperconexões, é preciso manter as relações entre os variados atores que atravessam os museus em diversas dinâmicas. “Na contemporaneidade, permeada por novas mídias que conectam o mundo e também a conexão
humana, preocupa-se em pensar como um território interconectado reflete as fricções e fluxos comunicativos encadeados nos museus, em processos articulados com o público, numa perspectiva de construção de campos de permeabilidades”, explica a professora Rosangela. Além disso, para a diretora do MUFPA, a temática tenta atrair mais pessoas para os museus: “A questão da hiperconexão atual com os museus e como a sociedade reage a isso, buscando novos públicos que não estão acostumados a frequentar museus”.
Dia Internacional dos Museus - No dia 18 de maio ocorre o dia Internacional dos Museus, por isso durante a semana inteira é celebrada. A comemoração semanal começou há 16 anos, promovida, no país, pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM/Minc. Todo ano, o evento é celebrado em todos os museus do mundo e propõe um tema para debate voltado a preocupações da sociedade. Por isso, a celebração “é a oportunidade de promover todos os anos uma reflexão crítica concernente aos museus de toda a natureza, para que haja uma atualização de conceitos, de vocações, uma aproximação com o público e uma atuação mais compartilhada, discutida e vivida com os frequentadores e o público não frequentador que poderá frequentar e usufruir desse bem material e imaterial, em diálogo com as questões significativas para a sociedade”, afirma a Professora Rosangela. Para mais informações mande e-mail para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligue para o número 32240871.