Espetacularidades Etnocenológicas

Alteridades, Estéticas e Poéticas

 

O Encontro Paraense de Etnocenologia é uma realização do ICA, PPGARTES, ETDUFPA por meio do TAMBOR – Grupo de Pesquisa em Carnaval e Etnocenologia (CNPq – 2008), foi implantado em 2012 como uma realização bienal que objetiva refletir sobre a produção do conhecimento a partir da etnocenologia enquanto a Etnociência das Artes e Formas de Espetáculo, considerando-a como um novo paradigma teórico metodológico que vem promovendo um singular avanço da pesquisa em artes no Brasil e no mundo.

 

 

O evento propõe a constituição de um espaço permanente de produção de conhecimento e troca de informações entre artistas, pesquisadores, profissionais e estudantes ligados ao campo das artes. Em todas as edições o evento contou com a parceria da UFBA, IFPA, UEPA. Já foram realizadas 2 edições do evento, com os seguintes temas: 2012 -Práticas Espetaculares da Amazônia. Pesquisadores Covidados: Prof. Drº Armindo Bião (UFBA), Prof. Drª. Leda Martins (UFMG) e em 2014 - Corpo Lugar de Festas. Prof. Drª Helena Theodoro (RJ) e Prof. Drº. Graça Veloso (UNB).

Para a edição 2016 o tema eleito foi Espetacularidades Etnocenológicas - Alteridades, Estéticas e Poéticas, que visa o aprofundamento sobre as espetacularidades tradicionais e contemporâneas que revelam o fulcro das investigações epistêmicas pela abordagem etnocenológica, que privilegia a sabedoria dos praticantes, as culturas populares, as tribos urbanas, os saberes tradicionais, o conhecimento comum, as vivências das ruas, das esquinas, dos bares, das feiras, dos lugares e não-lugares de potências geradoras de exercício de alteridades, suas estéticas particulares e suas singularidades poéticas na construção do conhecimento  etnociêntifico gerado da pesquisa em artes cênicas a partir da Amazônia.

 A realização do III Encontro Paraense de Etnocenologia adensa e avança a produção de conhecimento etnocenológico na Amazônia em mais de uma década. Este panorama amazônico revela-se significativo ao considerarmos sua produção e articulação com outras instituições, grupos e núcleos de pesquisa nas artes cênicas na cidade, na região, no país e seus desdobramentos internacionais ao interagir com os Colóquios Internacionais de Etnocenologia e o Centro Internacional de Etnocenologia em Paris. Tal produção de conhecimento tem sido evidenciada nas edições anteriores, dentre os quais destacamos três aspectos:

1- O evento tem permitido um intercâmbio entre artistas e pesquisadores das artes cênicas e também de diferentes áreas artísticas e solidificado relações institucionais locais, de outras regiões e apoiadores e contribuintes à institucionalização do Encontro.

2- Os Encontros anteriores tornaram-se referência para pesquisadores, docentes, artistas e discentes de diferentes linguagens artísticas, permitindo a ampliação participativa no que tange às questões teóricas e metodológicas da Etnocenologia.

            3- A continuidade de ações artístico-acadêmicas, no interstício dos encontros bienais observadas nas ações do Grupo de Estudos em Etnocenologia - GETNO, Dança e Etnocenologia,  Círculo Antropológico da Dança - CIRANDA, Laboratório de Etnomusicologia - LABETNO, Grupo interdisciplinar de Pesquisa em Arte, Cultura e Educação - GIPACE, Laboratório da dança: Corpo, Criação e Cena - LADANÇA, nos grupos de pesquisas, seminários, disciplinas, bem como em espetáculos e intercâmbios, tornando premente sua intersecção dialógica na construção etnocenológica na Amazônia.

Por fim, o Encontro Paraense de Etnocenologia nas suas últimas edições remarcou um importante espaço para a pesquisa em artes cênicas na Amazônia por possibilitar a quebra de paradigmas, ao fomentar discussões das espetacularidades tradicionais e as intercorrências da contemporaneidade, privilegiando a diversidade, os saberes tradicionais, os ritos, o inesperado, o cotidiano, as religiosidades e o complexo atual da cena espetacular da Amazônia.

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