O Coordenador do projeto de Proficiência em Leitura de Língua Estrangeira (PLLE), informa que estão abertas inscrições PARA EXAME A SER REALIZADO NO INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO, EM BELÉM - CAMPUS GUAMÁ, com inscrições abertas ATÉ 26/11/2018, junto a Fadesp.

http://ppgciti.propesp.ufpa.br/index.php/br/programa/noticias/todas/207-novo-edital-de-proficiencia-2018-4

http://cursos.fadesp.org.br/mostracurso.asp?curso=587 

 27 Novembro 2018 | 9h30 às 12h | Auditório do PPGArtes/ICA/UFPA

Convidados: Prof. Dr. José Afonso Medeiros- Arte-Historiador, Arte-Educador, Professor da FAV/PPGArtes (ICA/UFPA); Prof. Dra. Luzia Gomes Ferreira - Poeta/Museóloga, feminista Negra Professora do Curso de Museologia da FAV/ICA/UFPA; Profa. Dra. Marisa de Oliveira Mokarzel - Curadora Independente, Historiadora da Arte, professora Visitante PPGArtes e Pesquisadora/UFPA/ICA. Mediação: Profª. Drª. Rosangela Marques de Britto - Museóloga, Artista Plástica, Professora e Pesquisadora da FAV/PPGArtes (ICA/UFPA)

O Programa de Pós-Graduação em Artes desenvolveu-se na região norte do país, na capital de Belém do Pará, como alternativa para a formação pessoal, em termos de pós-graduação na área de arte, abrangendo as linguagens artísticas de música, visuais, cênica e suas interfaces. O Programa mantém um constante intercâmbio com importantes polos intelectuais do cenário nacional e internacional.

Com o objetivo de ampliar os preparativos para o Congresso de Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina: Colonialismo e Questões de Gênero, idealizado pela professora Drª Ana Mae Barbosa, que acontecerá entre 23 e 25 de Abril de 2019, em São Paulo (SESC-Vila Mariana), com a finalidade de “intensificar a conscientização e as ações de combate à colonização cultural, econômica, educacional e emocional”. O Grupo de Pesquisa Arte, Memórias e Acervos na Amazônia, estará realizando um ciclo de mesas redondas centradas nas Experiências Educativas em Artes Visuais na Amazônia Paraense. As temáticas visam discutir questões pertinentes aos campos da Arte/Educação e das Artes Visuais, no âmbito de suas relações colonialistas e de gênero no território amazônico

Baixe o Folder do Evento (Frente)

Baixe o Folder do Evento (Verso)

O ciclo de palestra do Laboratório de Etnomusicologia, acontece toda segunda quinta-feira do mês e tem como objetivo compartilhar o resultado parcial ou total das pesquisas dos alunos de doutorado, mestrado e graduação que integram o LabEtno, contando também com a participação de convidados que desenvolvem pesquisas que possuem relação direta ou indireta com a Etnomusicologia.

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) através do projeto de extensão "Memórias Cênicas: formação, reflexão e práticas performativas", ligado ao grupo de pesquisa PERAU- Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq), realizará no período de 22 a 26 de agosto/18, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), o I Seminário Nacional de Memórias Cênicas na Amazônia: 60 anos de Morte e Vida Severina nos palcos, coordenado pelo professor-doutor Denis Bezerra.