Obra é resultado da dissertação de mestrado do multiartista-pesquisador Fábio Limah, orientada pela Prof.ª Dr.ª Bene Martins. Lançamento será às 15h do domingo (6), com transmissão pelo Youtube. Nó de 4 Pernas: a tessitura de uma experiência de teatro multimídia em Belém do Pará é o título do livro multimídia que o Programa de Pós-Graduação em Artes, da Universidade Federal do Pará (PPGArtes/UFPA), lança a partir das 15h de domingo, 6 de dezembro, no canal do projeto no Youtube. Fruto da dissertação de mestrado do multiartista e pesquisador paraense Fábio Limah, orientada pela Prof.ª Drª Bene Martins, o livro traz uma leitura sobre a montagem de texto homônimo do dramaturgo e escritor paraense Nazareno Tourinho. A peça Nó de 4 Pernas foi apresentada em 2012, pelo grupo Nós Encena, em sessões que levaram teatro e cinema aos palcos de Belém.

O Grupo de Pesquisa Lab Techné, com satisfação, divulga o evento WIP.ARTE que contará com uma programação de fala de artistas pesquisadores que compartilharão seus processos de criação em lives que serão transmitidas a partir do dia 16 de novembro às 19h pelo canal do youtube do PPGARTES - UFPA.
Acesse o canal pelo link: https://qrgo.page.link/VPF7Q
Curta a nossa página no Facebook https://www.facebook.com/labtechne
Conecte-se, participe e compartilhe!

Defesa de Mestrado da discente Erika Cristancho Torres
Titulo: MURALISMO COMO ILUSTRAÇÃO URBANA: Uma reflexão sobre o ambiente visual contemporâneo da cidade latino-americana
Dia 12 de Novembro às 16h, no link do Google Meet http://meet.google.com/vuf-jmyi-qwx

A Revista ARTERIAIS é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará. Tem a missão de desenvolver rede de relações no circuito da área das artes, visando a divulgação conhecimentos. Destina-se à publicação de trabalhos acadêmicos e artísticos, propiciando a difusão de processos e projetos nas áreas das Artes Visuais, Cênicas e Musicais, bem como suas interseções, para além de seus campos específicos, transitando da experiência estética à crítica. Neste sentido, estabelece, ainda, seções diferenciadas, conferindo espaço para entrevistas, portfólios e partituras. A publicação de trabalhos pode ser submetida em português, espanhol e inglês.

ISSN 2446-5356 | DOI 10.18542

>>>Dossiê Arte e Amazônia<<<

A Revista ARTERIAIS lança sua nova Chamada de Trabalhos para o recebimento de artigos para o Dossiê Arte e Amazônia. Tem-se o objetivo de contribuir para o conhecimento de singularidades e potências da produção artística da região, seja no contexto da porção brasileira ou de outros países sul-americanos. Na contemporaneidade, diante das questões prementes que impactam sobre a Amazônia, sua diversidade, seu patrimônio e a história de suas populações, entendemos que a arte e a reflexão acadêmica se apresentam como um campo propício para se travar embates e levantar questões. Serão aceitos trabalhos que lancem um olhar crítico sobre a arte nesta região, atentos a trajetórias e dinâmicas do território, a amplitudes e transversalidades epistemológicas das produções focalizadas.

Essa chamada para o Dossiê Arte e Amazônia terá prazo de submissão até 30 de outubro 2020 e será publicado na Revista ARTERIAIS n°10 (2020).

Liks abaixo:

https://periodicos.ufpa.br/index.php/ppgartes/index

https://periodicos.ufpa.br/index.php/ppgartes/issue/view/Arteriais%20%7C%20v.5%20%7C%20n.8%20%7C%202019/showToc

 

 

O II ENCONTRO - O PENSAMENTO DE bell hooks TRANSVERSALIZANDO AS ARTES E A MUSEOLOGIA, é uma ação colaborativa do Grupo de Estudos em Museologia Teórica (GEMUT); Grupo de Estudos Práticas Antirracistas Zélia Amador de Deus e o Grupo de Pesquisa Lab Ampe – da Faculdade de Artes Visuais (FAV), do Instituto de Ciências da Arte (ICA), da Universidade (UFPA), em parceria com o Projeto de Extensão Negras Conexões, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Núcleo de Estudos Afro- Brasileiros e Indígenas (NEABI/UFAL). Para este segundo Encontro, nossas reflexões serão pautadas nos livros Ensinado a Transgredir: a educação como prática da liberdade (2013) e Olhares Negros: raça e representação (2019). Neste contexto pandêmico de tantas perdas de vidas humanas e no qual a educação e as artes estão sendo ameaçadas sistematicamente, pensamos neste evento como um espaço de enfrentamento político e escuta acolhedora num fluxo contínuo de colocar em prática o esperançar com amor e liberdade

 

Datas: 15 e 16 outubro de 2020

Horário do Brasil: 18h00 às 20h00

Coordenação e Organização: Professoras Doutoras Cláudia Leão e Luzia Gomes

 

Link da Mesa 1: https://www.youtube.com/watch?v=7yBifloCz1c

 

Linda da Mesa 2: https://www.youtube.com/watch?v=oneqY6JdUaE