Educação e acessibilidade

Estudantes com diagnóstico de Transtorno do Desenvolvimento e Dificuldade de Aprendizagem (TDDA) podem desenvolver atividades ligadas à música e à educação no PPGArtes, por meio do Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldade de Aprendizagem, coordenado pelo professor Áureo de Freitas, em parceria com o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). O grupo investiga o aprendizado e os efeitos da educação musical no comportamento de estudantes com esse  diagnóstico e é formado por graduandos, graduados, pós-graduandos e pós-graduados nas áreas de Música, Artes Visuais, Letras, Pedagogia, Psicologia e interessados em pesquisa científica. O mesmo iniciou em 2008, com quatro equipes voltadas, cada uma, ao estudo sobre pessoas com os referidos diagnósticos: TEA, TDAH, Dislexia e Síndrome de Down.

Parfor

Todos os docentes do PPGArtes estão envolvidos no Programa de Formação de Professores (PARFOR/CAPES) em cursos de licenciatura em artes visuais, música, teatro e dança em municípios do interior do Estado, atitude que é considerada de suma importância dada a carência de professores nessas localidades.