Educação e acessibilidade

Estudantes com diagnóstico de Transtorno do Desenvolvimento e Dificuldade de Aprendizagem (TDDA) podem desenvolver atividades ligadas à música e à educação no PPGArtes, por meio do Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldade de Aprendizagem, coordenado pelo professor Áureo de Freitas, em parceria com o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). O grupo investiga o aprendizado e os efeitos da educação musical no comportamento de estudantes com esse  diagnóstico e é formado por graduandos, graduados, pós-graduandos e pós-graduados nas áreas de Música, Artes Visuais, Letras, Pedagogia, Psicologia e interessados em pesquisa científica. O mesmo iniciou em 2008, com quatro equipes voltadas, cada uma, ao estudo sobre pessoas com os referidos diagnósticos: TEA, TDAH, Dislexia e Síndrome de Down.

01 Grupo de Pesquisa coordenado por docente do PPGArtes desenvolve atividades de iniciação musical para crianças portadoras de necessidades especiais.

02 Grupos de Pesquisa coordenados por docente do PPGArtes desenvolvem atividades de resgate de saberes tradicionais (atualmente no campo da música).

01 Grupo de Pesquisa coordenado por docente do PPGArtes desenvolve atividades de resgate de saberes da cultura popular (atualmente no campo das artes cênicas).

Desde 2015, o PPGARTES destina cotas para indígenas, negros e pessoas com necessidades especiais, no seu edital de seleção anual.

Parfor

Todos os docentes do PPGArtes estão envolvidos no Programa de Formação de Professores (PARFOR/CAPES) em cursos de licenciatura em artes visuais, música, teatro e dança em municípios do interior do Estado, atitude que é considerada de suma importância dada a carência de professores nessas localidades.