Estrutura Curricular

 

Doutorado

 

1. Atividades curriculares obrigatórias

Estágio Docência (60 horas, sem créditos)

Ementa: Estágio docente/supervisionado na graduação e/ou laboratorial que o pós-graduando fará em uma atividade de qualquer curso de graduação oferecido pelo ICA, supervisionado pelo orientador, constando de 30 horas de planejamento, observação, acompanhamento e monitoria e mais 30 horas de regência de classe e/ou acompanhamento de graduandos.

Produção e Escrita da Tese (60 horas, 10 créditos)

Publicações

Qualificação

Tese

2. Disciplinas e atividades curriculares gerais

Concepções e Procedimentos Metodológicos em Artes (75 horas, 5 créditos)

Ementa: Métodos e procedimentos de pesquisa aplicados a arte; pesquisa em artes e pesquisa sobre artes. Fundamentos das concepções do projeto de pesquisa; amplitude e delimitação do tema; modelagem teórico-conceitual; processos poéticos como processos de pesquisa. Nesta disciplina, o aluno fará uma revisão de seu projeto de pesquisa em consonância com a linha de pesquisa e seu orientador.

Seminário Interdisciplinar de Pesquisa (75 horas, 5 créditos)

Ementa: Apresentação, análise sobre uma seleção de estudos e relatórios de projetos de pesquisa relacionados às propostas de trabalho final de cada aluno, incluindo discussão específica de cada projeto. Destina-se ao acompanhamento da pesquisa e preparação do aluno para o exame de qualificação.

Seminários Avançados (Optativa)

Ementa: Temas disciplinares, interdisciplinares ou transdisciplinares específicas referentes à atuação na pesquisa e/ou na produção artística do(s) pesquisador(es) ministrante(s) – efetivo, colaborador ou convidado.

3. Disciplinas optativas por Linha

Linha de Pesquisa 1

Performance em Artes (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Estudos e práticas da performance como acontecimento composicional e híbrido. A cena estabelecida pelo atuar performático, considerando a mobilidade das linguagens artísticas. Peculiaridades do corpo inerente à substancialidade da criação performática. Averiguações do decurso processual vinculado à poética da performance. Consecução de performances acompanhadas de aportes textuais produzidos pelo pesquisador.

Poéticas da Imagem e do Lugar nos Processos Artísticos Contemporâneos (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Estudos crítico-experimentais sobre processos, percursos, tecnologias, matrizes e interfaces da imagem. Fixação e mobilidade: tensões e distensões entre reprodutibilidade, instantaneidade e durabilidade das imagens nas poéticas visuais. Territorialização e desterritorialização da imagem, do objeto e do corpo: representação, apresentação, instalação, performance e intervenção na cena contemporânea.

Poéticas e Processos: modus operandi e corpus teórico (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Práticas de produção e atuação em artes na contemporaneidade. O corpo como suporte e objeto da arte: singularidades e diversidades do ato performativo nas artes. Autoria, autoria compartilhada e desaparição do autor: poéticas da individualidade e da coletividade.

Linha de Pesquisa 2

Interfaces Epistêmicas em Artes (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Estudo das teorias científicas e filosóficas sobre o conhecimento em diálogo stricto senso com o campo da Arte. Atravessamentos das epistemologias do século XIX (positivismo, hermenêutica, historicismo e fenomenologia); Especificidades e interfaces do pensamento artístico, científico e filosófico nas epistemes do século XX (Gaston Bachelard, Charles Peirce, Thomas Khun, Michel Foucault e Edgar Morin); Traçados epistêmicos para o século XXI: aproximações arte-ciência-filosofia e ecologia dos saberes e dos fazeres.

Estudos Contemporâneos em Arte e Sociedade (60 horas,4 créditos)

Ementa: Estudos contemporâneos sobre artes enquanto fenômenos antroposociais, particularmente focados nas interfaces entre arte, cultura e sociedade. Etnografias e aportes teórico- metodológicos nas modalidades dialógicas entre arte e outros campos do conhecimento sobre identidades e diferenças no mundo globalizado.

Movimento Criador do Ato Teórico (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Experimentação da escrita reflexiva em arte como movimento criador autônomo e não regulado pelos princípios da ciência positivista. Abordagem artístico-estética da linguagem do discurso teórico como ato disparador de ressignificações de práticas e sentidos, no qual ética e estética são relacionadas através de criações em rede, de modo a possibilitar o aparecimento de dobras da pesquisa no movimento gerador de diferentes produtos da investigação e de diversos formatos de comunicação pública dos processos.

Linha de Pesquisa 3

História e Teoria Estética da Arte (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Estudos sobre crítica e história da arte e suas interrelacões. Disciplinaridade e interdisciplinaridade na história e na crítica de arte. Aby Warburg e Gilbert Durand: mecanismos de conhecimento e de pensamento das imagens.Descrição, interpretação e julgamento da arte: rumos da crítica, da modernidade à contemporaneidade. Etnocentrismo e mundialização na história da arte. Credenciamentos e descredenciamentos conceituais na crítica e na história das obras, dos artistas, das ideias artístico-estéticas e dos contextos artístico-culturais.

Ensino e Aprendizagem em Artes (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Estudos aplicados sobre processos de ensino-aprendizagem em artes, com o objetivo de sistematizar a experiência artística como conhecimento. A dimensão pedagógica da arte como princípio, mediação e finalidade. Pressupostos biopsicológicos, socioculturais e didáticopedagógicos na construção teórico-metodológica em contextos diversos.

Produção Estética das Linguagens Artísticas (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Estudos sobre a produção poética da linguagem e sua função na constituição da memória cultural. Gestualidade, sonoridade, verbalidade e visualidade: semioses e abordagens interativas da linguagem em produções artístico-estéticas. Estetização do cotidiano: a mimese como pedagogia da memória e da identidade coletiva. Experiência, educação e história artísticas como processos interagentes do imaginário e da memória cultural.

Mestrado

1. Disciplinas obrigatórias

Pesquisa e Procedimentos Metodológicos em Artes (75 horas, 5 créditos)

Ementa: Pesquisa experimental: pressupostos, metodologia, fases e etapas, coleta e análise de dados. Pesquisa qualitativa: pressupostos, metodologia, fases e etapas, coleta e análise de dados qualitativos. Métodos e procedimentos de pesquisa aplicados à arte; pesquisa em artes e pesquisa sobre artes. A revisão do pré-projeto de pesquisa: amplitude e delimitação do tema; recorte teórico-conceitual; fontes de referência, pesquisa bibliográfica e documental; normatização bibliográfica, bibliografia anotada, quadro de referência, revisão de literatura; normas técnicas. Nesta disciplina, o aluno fará uma revisão de seu pré-projeto de pesquisa em consonância com seu orientador e linha de pesquisa.

Seminário de Pesquisa em Artes (75 horas, 5 créditos)

Ementa: Apresentação, análise e discussão sobre uma seleção de artigos e relatórios de projetos de pesquisa relacionados às propostas de trabalho final de cada aluno, incluindo apresentação e discussão específica de cada projeto. Destina-se à verificação do andamento da pesquisa e preparar o aluno para o exame de qualificação.

2. Disciplinas optativas

Seminários Avançados I (30 horas, 2 créditos)

Ementa: Temas disciplinares, interdisciplinares ou transdisciplinares, com recortes e abordagens específicas referentes à atuação na pesquisa e/ou na produção artística do(s) pesquisador(es) ministrante(s) – efetivo, colaborador ou convidado.

Seminários Avançados II (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Temas disciplinares, interdisciplinares ou transdisciplinares, com recortes e abordagens específicas referentes à atuação na pesquisa e/ou na produção artística do(s) pesquisador(es) ministrante(s) – efetivo, colaborador ou convidado.

3. Disciplinas obrigatórias e optativas

Linha de Pesquisa 1

Atos de Criação (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Estudo criativo de procedimentos metodológicos vinculados às poéticas artísticas, aportados conceitualmente por teorias afeitas ao contexto do processo criativo.

 O Corpo em Processos Artísticos: estética da experiência (60 horas, 4 créditos)

Ementa: O debate modernidade x pós-modernidade. Reflexões sobre o afrouxamento das categorias e do desmantelamento das fronteiras disciplinares no campo da arte contemporânea. Exercícios poéticos relacionados com a pesquisa no contexto conceitual da arte.

Poéticas do Artifício (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Estudos crítico-experimentais de produções poéticas que utilizem tecnologias emergentes e móveis. Investigação e elaboração de poéticas artísticas promotoras de interfaces entre linguagens, tecnologias, mídias, recombo, gambiarras, invenções e inovações. Teorias e práticas da função estética das tecnologias emergentes. Exercícios de criação artística em ambientes multiusuários.

Linha de Pesquisa 2

Atos de Escritura (60 horas, 4 créditos) 

Ementa: O ato de escrever como prática criadora-reflexiva que entrelaça ideias, materialidades e multiplicidades de linguagens. Acontecimento apropriativo pelo exercício da reflexão -o poetarpensar - via o atravessamento do sujeito pesquisador com o fenômeno investigado/inventado. Experimentações de escrituras propositivas (verbais, visuais, sonoras, cênicas etc.) nas interfaces epistêmicas das artes com as

demandas epistemológicas (políticas) da contemporaneidade.

Cultura Amazônica: tradição e imaginário (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Os saberes locais dos povos da floresta, suas tradições, crenças, ritos, mitos no reencantamento da cena acadêmica das artes. Estudos do imaginário amazônico na compreensão dos modos de viver e pensar a cidade, o rio e a floresta profunda. O urbano, o ribeirinho e os ameríndios como vozes das diversidades, poética e humana, na Amazônia.

Etnoreflexões em Artes (60 horas, 4 créditos) 

Ementa: Estudos teórico-metodológicos e transdisciplinares – em Etnocenologia, Etnocoreologia, Etnomusicologia e Etnoplastia – de sistemas estético-simbólicos e/ou formas culturais expressivas (corporais, sonoras, visuais, outras), em contextos socioculturais específicos na contemporaneidade.

Linha de Pesquisa 3

Análise e Interpretação da Obra Artística (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Estudos sobre métodos e teorias de análise e interpretação crítica do trabalho artístico e da experiência estética. Autonomia e heteronomia do signo e da linguagem poética. Teorias da criação e teorias da recepção nas artes e suas interfaces. As múltiplas abordagens crítico-discursivas no campo das artes: formalistas, sociológicas, fenomenológicas, semióticas e psicológicas. Intertextualidade, hibridismo e escritura no discurso artístico-poético.

Cartografias do Moderno-Contemporâneo nas Teorias Artísticos-Estéticas (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Estudos sobre o moderno e o contemporâneo nas artes. Rupturas e sobrevivências da memória e do imaginário artístico-estético na crítica de arte entre a modernidade e a contemporaneidade. Vanguardas e neo-vanguardas artísticas: da síndrome do novo às concepções sobre hibridismos socioculturais. Globalização, identidade, resistência e transculturalidade na cultura artística.

Acervos, Memórias e Culturas (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Reflexões teórico-metodológicas acerca do conceito de memória e dos estudos de cultura material interligada a sua dimensão imaterial e suas interfaces com a construção das biografias sociais das coisas que são convertidas em acervos, patrimônios e museus. Contextualização e crítica ao patrimônio musealizado artístico ou em vias de processo de patrimonialização e/ou musealização no espaço urbano na/das cidades amazônicas. A importância da recordação para os projetos de construção das identidades. Lugares de patrimônio, memórias e história das coleções, dos museus e das exposições. Os deslocamentos, os conflitos de classificações e suas arbitrariedade, os processos de patrimonialização externos a ambientes institucionais, os parâmetros de distinção e de integração entre tangível e intangível, material e imaterial, ambiental e cultural.

 

 ATIVIDADES CURRICULARES OBRIGATÓRIAS

·         Estágio Docência/Supervisionado (60 horas, 4 créditos, obrigatórias)

Ementa: Estágio docente na graduação e/ou laboratorial que o pós-graduando fará em uma atividade de qualquer curso de graduação oferecido pelo ICA, supervisionado pelo orientador, constando de 30 horas de planejamento, observação, acompanhamento e monitoria e mais 30 horas de regência de classe e/ou acompanhamento de graduandos.

·         Publicação de Artigos (obrigatória, 2 créditos necessários).

02 créditos para cada publicação em periódicos A1, A2, B1 ou em Anais de eventos EV1, EV2. 01 crédito para cada publicação nos demais periódicos e eventos.

·         Redação da Dissertação (obrigatória, sem créditos e sem limites de horas).

·         Dissertação de Mestrado - 60h (código PUFPA0013) 

·         Qualificação de Mestrado - 30h (código PUFPA0024)

 

PERCURSO ACADÊMICO DOUTORADO (SUGERIDO)

  • 1º. Semestre - 1 Obrigatória + 01 Optativa da Linha de Pesquisa

  • 2º. Semestre – 01 Optativa da Linha de Pesquisa ou Seminários Avançados + Estágio Docência/Supervisionado

  • 3º. Semestre – Produção e escrita da tese e Estágio Doutorado Sanduíche (se for o caso) + 01 Optativa não cursada anteriormente

  • 4º. Semestre  - 1 Obrigatória (SIP) + Integralização do Estágio Docência/Supervisionado + Qualificação (se for o caso) + e Estágio Doutorado Sanduíche (se for o caso) + Produção e escrita da tese + 02 Publicações A/B e C

  • 5º. Semestre - Produção e escrita da tese + Qualificação (se for o caso) + e Estágio Doutorado Sanduíche (se for o caso)

  • 6.º Semestre - Produção e escrita da tese + Estágio Doutorado Sanduíche (se for o caso)

  • 7.º Semestre - Produção e escrita da tese + integralização de 02 Publicações A/B e C anterior à defesa da tese + defesa da tese de doutorado

  • 8.º Semestre - Produção e escrita da tese + defesa da tese de doutorado

 

Créditos mínimos exigidos para Integralização Curricular em Disciplinas / Seminários (Obrigatórias e Optativas)

Mínimo de 32 Créditos: sendo 10 em Obrigatórias e 08 créditos em disciplinas optativas + Atividades Obrigatórias (Estágio supervisionado; Produção e escrita da tese; 04 Publicações; Defesa da tese)

Duração do Curso de Doutorado Acadêmico em Artes: 48 meses