Área de Concentração: Artes

Linha de Pesquisa 1:

Poéticas e Processos de Atuação em Artes

Estudos prático-reflexivos relativos à produção e atuação artística, considerando-se a diversidade de expressões, linguagens, performances, espetacularidades, metodologias, suportes e tecnologias. Justificativa: A Linha de Pesquisa 1 é dedicada à pesquisa em Artes, com foco nas poéticas, nos modos de atuação, na construção e apresentação de uma obra artística - espetáculo, exposição, documentário, concerto, etc. - acompanhada de texto reflexivo. É a linha apropriada para o artista-pesquisador. As reflexões produzidas por artistas e por artistas-pesquisadores constituem embasamento importante (mas não exclusivo) nesta linha.

Professores: Ana Flávia Mendes, Cesário Alencar, Marisa Mokarzel (visitante), Orlando Maneschy, Valzeli Sampaio e Wladilene Lima.

 

Linha de Pesquisa 2:

Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes

Estudos sobre teorias do conhecimento nas artes e suas perspectivas epistêmicas, em conexões inter e transdisciplinares, com outras áreas do conhecimento. Contribuições das práticas e modalidades dos saberes em arte nas interfaces entre o local e o global e no diálogo entre culturas. Justificativa: A Linha de Pesquisa 2 é dedicada à pesquisa teórica de/sobre artes e interfaces epistêmicas entre artes e outras áreas do conhecimento (como as ciências, a sociologia, a filosofia e a antropologia, por exemplo). Autores focados nos trânsitos entre áreas de conhecimento constituem embasamento importante (mas não exclusivo) nesta linha.

Professores:  Ana Cláudia Leão, Giselle Guilhon, Ivone Xavier, Liliam Barros, Miguel Santa Brígida, Maria dos Remédios de Brito e Sonia Chada.

 

Linha de Pesquisa 3:

História, Crítica e Educação em Artes

Estudos teórico-aplicados sobre modalidades de expressão, métodos e práticas artísticas na história, na crítica e na educação, considerando seus respectivos aspectos disciplinares, inter e transdisciplinares. Justificativa: A Linha de Pesquisa 3 é dedicada à pesquisa teórica e/ou teórico- aplicada de/sobre artes em relações com as disciplinas que, tradicionalmente, são consideradas campo da arte em comum com outros campos do conhecimento (história da arte, filosofia da arte, crítica de arte e arte-educação, por exemplo). Autores dedicados a estas subáreas de conhecimento constituem embasamento importante (mas não exclusivo) nesta linha

Professores: Afonso Medeiros, Ana Lúcia Lobato, Áureo Freitas, Bene Martins, Joel Cardoso, Rosangela Marques de Britto e José Denis de Oliveira Bezerra.