O tema do segundo encontro visa tratar das Abordagens e Desafios da Pesquisa na Preservação do Acervo de Arte Contemporânea, a partir dos debates atuais apresentados por duas pesquisadoras convidadas, no âmbito da conservação preventiva, da UFMG e da Museologia/Documentação Museológica da UFBA. E uma mesa apresentando alguns desafios apontados pela pesquisa em Artes Visuais aplicada ao acervo do museu.

Projeto e financiamento: “Pesquisa e Documentação Museológica do Acervo de Artes Visuais do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas” financiado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia - CNPq, que faz parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI, do Governo Federal. Pesquisa teórica-empírica, que objetiva produzir a atualização do inventário do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e gerar políticas públicas com a construção de conhecimentos em Museologia e Artes Visuais, de maneira colaborativa entre universidade e poder público/setor cultura/museu de Arte Contemporânea.

Parceiros: A pesquisa foi iniciada em dezembro de 2022, completou 20 meses de execução, em agosto de 2024, conta com a coordenação geral da Universidade Federal do Pará (UFPA) por intermédio do Instituto de Ciências da Arte (ICA) e o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) e Faculdade de Artes Visuais (FAV), com parceria interna com o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e as Faculdades de Biologia e Biomedicina, Laboratório de Micologia, em conjunto com as instituições parceiras: Universidade Federal da Bahia (UFBA), por intermédio do Departamento de Museologia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com a consultoria do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPGPMUS) e a Universidade da Amazônia (UNAMA), através do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC). A instituição museológica parceira da pesquisa é o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas gerenciado pelo Sistema Integrado de Museus e Memorias (SIMM) da Secretaria de Cultura do Estado do Pará (SECULT-PA).

 

 

 

15  DE OUTUBRO DE 2024 (TERÇA-FEIRA) MANHÃ

Local: Universidade Federal do Pará/Faculdade de Artes Visuais – Endereço: Rua Augusto Correa, 01/Setor Profissional - Guamá. Sala de Projeção da FAV, prédio anexo, Campus Guamá. Rua do Igarapé Tucunduba, 794-882- Belém-PA

Universidades Parceiras: UFPA/UNAMA/UFBA e o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) da Secretaria de Cultura do Estado do Pará (SECULT-PA).

 

 

9:30h- 11h - PALESTRA E DEBATES

ITINERÁRIOS DAS OBRAS A PARTIR DA DOCUMENTAÇÃO: ENTRE (DES)ACORDOS E OS PAPÉIS DOS AGENTES

Palestra: Profª. Drª. Anna Paula da Silva, Departamento de Museologia da UFBA.

Mediação: Mediação: Profª. Drª. Jéssica Tarine Moitinho de Lima, Coordenadora do Curso de Museologia da UFPA

Sinopse:

As obras de artes podem ser dóceis ou indisciplinadas em uma perspectiva institucional, conforme aborda Fernando Dominguez-Rúbio. Pensá-las como objetos dóceis e indisciplinados é assumir potencialidades e desafios para preservá-las. Nesse sentido, esta palestra tem como objetivo apresentar a documentação museológica e a documentação da arte como parte da musealização, especialmente quanto aos itinerários, ou seja, às trajetórias das obras de arte em acervos de museus. Para tanto, é importante considerar as adaptações que as obras causam às instituições, e/ou, quando são aliteradas nas ações que envolvem preservação, pesquisa e comunicação. Nesse sentido, duas experiências de pesquisas recentes serão apresentadas, a primeira do projeto de pesquisa acerca das coleções do acervo da Casa das Onze Janelas; e a segunda relativa ao projeto de pesquisa envolvendo as obras dos salões de arte da Bahia e as instituições que as salvaguardam, o Museu de Arte Moderna da Bahia e o Museu de Arte Contemporânea da Bahia. A partir dessas experiências poderemos debater os desafios provocados a partir da documentação realizada - especificamente quanto à interpretação dos trabalhos e de seus itinerários, bem como sobre as ausências, ou seja, as lacunas provocadas pelas instituições e pelos artistas.

 

 

16  DE OUTUBRO 2024 (QUARTA-FEIRA) -MANHÃ

Local: Museu do Estado do Pará (MEP) – Endereço: Praça D.Pedro II, s/n- Cidade Velha.

Salão Transversal

 

10h- 12h – PALESTRA E DEBATES

 

PROTOCOLOS DE GESTÃO SUSTENTÁVEL DE ACERVOS EM MUSEUS: COMPETÊNCIAS TÉCNICO-CIENTÍFICAS PARA A DEFINIÇÃO DE STANDARDS, RECOMENDAÇÕES E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SALVAGUARDA

Palestrante: Profª. Drª: Yacy Ara Froner Gonçalves, UFMG/EBA/PPGArtes/ LACICOR

Sinopse:

A apresentação terá como tema um projeto de Produtividade em Pesquisa-CNPq, de sistematização de metodologias relacionadas ao gerenciamento de coleções voltadas à salvaguarda de acervos. Como desdobramento, três projetos foram implantados: “Diagnóstico para o Aprimoramento da Gestão de Riscos em Espaços da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG”, entre 2021-2023; "Revitalização da Infraestrutura Expográfica e de Guarda das Coleções dos Espaços de Ciência e Cultura da Rede de Museus-UFMG” (CNPq/MCTI/FNDCT), permitindo ajustar a infraestrutura dos acervos e “Desenvolvimento de Protocolos para revitalização da Infraestrutura de Preservação e Acesso de Coleções Científicas”, envolvendo a Rede de Museus da UFOP e os museus do Instituto Federal de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG) – Fapemig 12/2023. Nesse contexto, propomos a criação da “Rede Mineira de Museus Universitários e Coleções Científicas” (REMIN), envolvendo as instituições federais e estaduais tutelares de acervos científicos, reconhecendo o papel de compartilhamento de metodologias e pessoas.

Mediação: Drª. Renata de Fátima da Costa Maués, Coordenadora da Divisão de Preservação, Conservação e Restauro do SIMM/SECULT-PA

 

 

Intervalo – Almoço

 

 

16  DE OUTUBRO 2024 (QUARTA-FEIRA) -TARDE

Local: Museu do Estado do Pará (MEP) – Endereço: Praça D. Pedro II, s/n- Cidade Velha.

Salão Transversal

15h-17h - AULA ABERTA - DISCIPLINA ACERVOS, MEMÓRIAS E CULTURA DO PPGARTES/ICA/UFPA

A DOCUMENTAÇÃO COMO PARTE DO PROCESSO DE MUSEALIZAÇÃO DE OBRAS DE ARTE CONTEMPORÂNEA

Palestra: Profª. Drª. Anna Paula da Silva, Departamento de Museologia da UFBA.

Mediação: Profª. Drª. Rosangela Britto, PPGArtes/FAV/ICA/UFPA e Profª. Drª. Janice Lima, PROFArtes/UFPA, MABE/PMB

Sinopse:

 

A musealização é um termo recorrentemente utilizado para abordar os processos de agenciamento e de preservação de objetos e de obras de arte. Nesta conversa, busca-se desenvolver a noção de musealização, tendo como foco a documentação da arte e a documentação museológica de obras de arte contemporânea, com uma abordagem atenta às especificidades das obras e das necessidades institucionais, revelando o caráter interpretativo e agenciador em sua prática, considerando o caráter disruptivo do trabalhos artísticos, suas trajetórias e suas possibilidades de causar adaptações e transformações às instituições museológicas.

 

 

 

17  DE OUTUBRO DE 2024 (quinta-feira)-MANHÃ

Local: Universidade da Amazônia – Endereço: Av. Alcindo Cacela, 287. Umarizal.

Auditório: D200

 

 

9h30- 11h30 – PALESTRAS E DEBATES

COLEÇÃO: ESPECIFICIDADES, ABRANGÊNCIAS E IDENTIDADES

Palestrantes/as: Profª. Drª. Marisa Mokarzel, curadora e historiadora da Arte; Prof. Dr. Mariano Klautau Filho, PPGCLC/UNAMA; Profª. Drª. Heldilene Reale, FAV/ICA/UFPA

Sinopse:

A partir das coleções Diário Contemporâneo de Fotografia e Funarte pretende-se analisar aspectos de cada coleção em seu contexto histórico artístico, apresentando as especificidades referentes às fotografias, às obras bidimensionais e tridimensionais que constituem estes acervos, discutindo suas identidades, possíveis abrangências na contemporaneidade e conexões às outras coleções pesquisadas.

Mediação: Prof. Dr. Afonso Medeiros, PPGArtes/ICA/FAV/UFPA

 

 

Currículos das Palestrantes Convidadas de outros estados:

Profª.Drª.Anna Paula da Silva

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília (PPGAV/UnB), mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia (PPGMUSEU/UFBA), licenciada em História pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e bacharel em Museologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professora adjunta do curso de graduação em Museologia (UFBA) e docente do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMUSPA/UFRGS). Lidera o grupo de pesquisa Musealização da Arte: Poéticas em Narrativas e é vice-líder do Grupo de Estudos em Documentação Museológica (GEDOM-UFBA). Faz parte da gestão da Rede de Docentes e Cientistas da Museologia (2022-2024) e é pesquisadora do Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio - GEMMUS, da Universidade Federal.

  do Rio Grande do Sul. Atua nas áreas de Museologia, de História da Arte e de estudos da   performance com as temáticas: documentação museológica; documentação de arte contemporânea; musealização e arquivamento de obras de arte da performance e de seus vestígios; e estudos de cursos de graduação em Museologia no Brasil.

Profª. Drª: Yacy Ara Froner Gonçalves.

Graduada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1988), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1994) e doutora em História Econômica, com ênfase em patrimônio cultural, pela Universidade de São Paulo (2001). Especialista em restauração pelo Centro de Conservação e Restauração-CECOR (1992) e em conservação de coleções pelo Getty Conservation Institute - GCI (1995). Especialista em Arte e Cultura Barroca pelo IAC-UFOP (1992). Atualmente, professora titular da Escola de Belas Artes da UFMG, atuando junto aos cursos de graduação em Artes Visuais e em Conservação-Restauração. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG e do Programa de Pós-

 Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Faculdade de Arquitetura da UFMG, tendo atuado como coordenadora entre 2018-2020. Atua como consultora e pesquisadora nas áreas de História da Arte, História das Coleções e Conservação Preventiva; Pesquisadora do LACICOR (Laboratório de Ciências da Conservação) e coordena o grupo de pesquisa ArCHE (Ambientes - Arte, Conservação e História). Entre 2015 e 2016, foi bolsista de pós-doutorado sênior com pesquisa junto ao ICCROM.

 

 

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