Pesquisador do Instituto Universitário de Lisboa e da Universidade Federal de Santa Catarina, o professor Dr. João Manuel de Oliveira está em Belém para realizar o curso “Desobedecendo ao Gênero: teratologias queer, feminismos excêntricos e artes”. Dia 15 à 17 de Janeiro, 15 às 17hs, no atelier de artes/Faculdade de Artes Visuais, Campos do Guamá, Universidade Federal do Pará, a convite das professoras Ana Claúdia Leão (ICA/Faculdade de Artes Visuais) e Maria dos Remédios de Brito (IEMCI/ Instituto de Educação  Matemática e Científica).

O professor João Manoel de Oliveira pesquisa sexualidade, gênero, teoria feminista queer pós-estruturalista, epistemologias críticas, análise do discurso, discriminação sexual, heteronormatividade e homoafetividade, saberes sobre os quais tem realizado ampla publicação acadêmica.

O curso tratará das reflexões sobre gênero, fiminismo queer e teratologias excêntricas em artes, tomando como base a perspectiva da diferença. Pensar a ideia de gênero como construção/invenção, o corpo como uma cartografia de produção e de plasticidade, recorrendo ao conceito de devir, devir mulher-homem e outros, tratando das multiplicidades de gêneros e de tantos outros que possam habitar/fazer o corpo.

Que esses dias sejam de encontros e conversações abertas, possibilitando a partilha da diferença na perspectiva de outros modos de existências possíveis.

Serviço:

15 a 17 de janeiro de 2017