O 1º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA – SIEMI discutirá em Belém do Pará a temática desconstrução do ensino e inovação de linguagem na educação musical.

As inscrições acontecerão no período de 02 a 25 de maio de 2017. Clique Aqui para fazer sua inscrição!

 

 

O 1º SIEMI objetiva a reunião de alunos dos cursos técnicos em música, graduação em música, e Pós-Graduação em Artes, Música, Educação e áreas afins. O evento se destina a todos os interessados em temas relativos à Educação Musical Inclusiva em seus desdobramentos transdisciplinares que atravessam as áreas afins e as linguagens artísticas. O 1º SIEMI dará continuidade e fortalecimento às discussões referentes à inclusão social de pessoas com deficiências no âmbito da educação musical. 

O Simpósio, em sua 1ª edição, é uma das ações desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem (GP-TDDA/CNPq), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA (PPGARTES), tendo como uma de suas linhas de pesquisa a História, Crítica e Educação em Artes. O Objetivo principal do Simpósio é colocar em pauta as temáticas voltadas para Educação Inclusiva, Tecnologias Assistivas, e Formação de professores. O 1º SIEMI acontecerá no Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA, no período de 25 a 27 de maio de 2017. 

Programação Acadêmica: O 1º SIEMI apresentará palestras com estudiosos na área das línguas estrangeiras, música, tecnologias assistivas, e políticas públicas.  Em diálogo com a Universidade de Missouri (UM), Universidade Federal do Pará (UFPA), e Universidade do Estado (UEPA), conta com nomes importantes da Inclusão Social, a começar por Nancy Ann Price, Presidente dos Companheiros das Américas, que fará a palestra de abertura do 1º SIEMI: O estudo científico de estratégias de professores para desenvolver o interesse dos alunos para aprender inglês como segunda língua. Seguindo a programação acadêmica o SIEMI apresentará duas mesas redondas (a) "Línguas estrangeiras como ferramentas na construção da pesquisa" e (b) "Políticas públicas na educação musical inclusiva". 

Programação Cultural: O encerramento do 1º SIEMI 2017 contará com a apresentação da Orquestra de Violoncelistas da Amazônia, grupo artístico de Belém do Pará formado por estudantes da Escola de Música da UFPA, do Curso de Licenciatura Plena em Música da UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA. O show de encerramento (por adesão) acontecerá no Studio Pub às 23:30 horas (Rua Pres. Pernambuco, 277 - Batista Campos, Belém - PA, 66015-200).

 

Segundo o idealizador do Simpósio, Prof. Dr. Áureo DeFreitas, a criação do 1º Simpósio deu-se devido à "necessidade de fomentarmos discussões voltadas para as políticas públicas da educação musical inclusiva. A necessidade de incluirmos pessoas com deficiências e pessoas com dificuldades de aprendizagem no contexto educacional musical continua sendo um dos desafios da educação mundial".

 

Equipe Organizadora: Prof. Dr. Áureo DeFreitas (PPGARTES/EMUFPA), Prof. Dr. Fernando Lacerda Simões Duarte (PPGARTES), Profa. Dra. Bene Martins (PPGARTES/ETDUFPA), e Profa. Dra. Valéria Cristina Marques (EMUFPA).

 

SERVIÇO:

1º Simpósio Internacional de Educação Inclusiva 

Data: 25 a 27 de maio de 2017

Local: Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA (Av. Magalhães Barata, 611 - São Brás, Belém - PA, 66060-281). Fone: 091-98128-8328.