Estrutura Curricular

 

Doutorado

 

1. Atividades curriculares obrigatórias

Estágio Docência (60 horas, sem créditos)

Ementa: Estágio docente/supervisionado na graduação e/ou laboratorial que o pós-graduando fará em uma atividade de qualquer curso de graduação oferecido pelo ICA, supervisionado pelo orientador, constando de 30 horas de planejamento, observação, acompanhamento e monitoria e mais 30 horas de regência de classe e/ou acompanhamento de graduandos.

Produção e Escrita da Tese (60 horas, 10 créditos)

Publicações

Qualificação

Tese

2. Disciplinas e atividades curriculares gerais

Concepções e Procedimentos Metodológicos em Artes (75 horas, 5 créditos)

Ementa: Métodos e procedimentos de pesquisa aplicados a arte; pesquisa em artes e pesquisa sobre artes. Fundamentos das concepções do projeto de pesquisa; amplitude e delimitação do tema; modelagem teórico-conceitual; processos poéticos como processos de pesquisa. Nesta disciplina, o aluno fará uma revisão de seu projeto de pesquisa em consonância com a linha de pesquisa e seu orientador.

Seminário Interdisciplinar de Pesquisa (75 horas, 5 créditos)

Ementa: Apresentação, análise sobre uma seleção de estudos e relatórios de projetos de pesquisa relacionados às propostas de trabalho final de cada aluno, incluindo discussão específica de cada projeto. Destina-se ao acompanhamento da pesquisa e preparação do aluno para o exame de qualificação.

Seminários Avançados (Optativa)

Ementa: Temas disciplinares, interdisciplinares ou transdisciplinares específicas referentes à atuação na pesquisa e/ou na produção artística do(s) pesquisador(es) ministrante(s) – efetivo, colaborador ou convidado.

3. Disciplinas optativas por Linha

Linha de Pesquisa 1

Performance em Artes (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Estudos e práticas da performance como acontecimento composicional e híbrido. A cena estabelecida pelo atuar performático, considerando a mobilidade das linguagens artísticas. Peculiaridades do corpo inerente à substancialidade da criação performática. Averiguações do decurso processual vinculado à poética da performance. Consecução de performances acompanhadas de aportes textuais produzidos pelo pesquisador.

Poéticas da Imagem e do Lugar nos Processos Artísticos Contemporâneos (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Estudos crítico-experimentais sobre processos, percursos, tecnologias, matrizes e interfaces da imagem. Fixação e mobilidade: tensões e distensões entre reprodutibilidade, instantaneidade e durabilidade das imagens nas poéticas visuais. Territorialização e desterritorialização da imagem, do objeto e do corpo: representação, apresentação, instalação, performance e intervenção na cena contemporânea.

Poéticas e Processos: modus operandi e corpus teórico (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Práticas de produção e atuação em artes na contemporaneidade. O corpo como suporte e objeto da arte: singularidades e diversidades do ato performativo nas artes. Autoria, autoria compartilhada e desaparição do autor: poéticas da individualidade e da coletividade.

Linha de Pesquisa 2

Interfaces Epistêmicas em Artes (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Estudo das teorias científicas e filosóficas sobre o conhecimento em diálogo stricto senso com o campo da Arte. Atravessamentos das epistemologias do século XIX (positivismo, hermenêutica, historicismo e fenomenologia); Especificidades e interfaces do pensamento artístico, científico e filosófico nas epistemes do século XX (Gaston Bachelard, Charles Peirce, Thomas Khun, Michel Foucault e Edgar Morin); Traçados epistêmicos para o século XXI: aproximações arte-ciência-filosofia e ecologia dos saberes e dos fazeres.

Estudos Contemporâneos em Arte e Sociedade (60 horas,4 créditos)

Ementa: Estudos contemporâneos sobre artes enquanto fenômenos antroposociais, particularmente focados nas interfaces entre arte, cultura e sociedade. Etnografias e aportes teórico- metodológicos nas modalidades dialógicas entre arte e outros campos do conhecimento sobre identidades e diferenças no mundo globalizado.

Movimento Criador do Ato Teórico (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Experimentação da escrita reflexiva em arte como movimento criador autônomo e não regulado pelos princípios da ciência positivista. Abordagem artístico-estética da linguagem do discurso teórico como ato disparador de ressignificações de práticas e sentidos, no qual ética e estética são relacionadas através de criações em rede, de modo a possibilitar o aparecimento de dobras da pesquisa no movimento gerador de diferentes produtos da investigação e de diversos formatos de comunicação pública dos processos.

Linha de Pesquisa 3

História e Teoria Estética da Arte (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Estudos sobre crítica e história da arte e suas interrelacões. Disciplinaridade e interdisciplinaridade na história e na crítica de arte. Aby Warburg e Gilbert Durand: mecanismos de conhecimento e de pensamento das imagens.Descrição, interpretação e julgamento da arte: rumos da crítica, da modernidade à contemporaneidade. Etnocentrismo e mundialização na história da arte. Credenciamentos e descredenciamentos conceituais na crítica e na história das obras, dos artistas, das ideias artístico-estéticas e dos contextos artístico-culturais.

Ensino e Aprendizagem em Artes (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Estudos aplicados sobre processos de ensino-aprendizagem em artes, com o objetivo de sistematizar a experiência artística como conhecimento. A dimensão pedagógica da arte como princípio, mediação e finalidade. Pressupostos biopsicológicos, socioculturais e didáticopedagógicos na construção teórico-metodológica em contextos diversos.

Produção Estética das Linguagens Artísticas (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Estudos sobre a produção poética da linguagem e sua função na constituição da memória cultural. Gestualidade, sonoridade, verbalidade e visualidade: semioses e abordagens interativas da linguagem em produções artístico-estéticas. Estetização do cotidiano: a mimese como pedagogia da memória e da identidade coletiva. Experiência, educação e história artísticas como processos interagentes do imaginário e da memória cultural.

Mestrado

1. Disciplinas obrigatórias

Pesquisa e Procedimentos Metodológicos em Artes (75 horas, 5 créditos)

Ementa: Pesquisa experimental: pressupostos, metodologia, fases e etapas, coleta e análise de dados. Pesquisa qualitativa: pressupostos, metodologia, fases e etapas, coleta e análise de dados qualitativos. Métodos e procedimentos de pesquisa aplicados à arte; pesquisa em artes e pesquisa sobre artes. A revisão do pré-projeto de pesquisa: amplitude e delimitação do tema; recorte teórico-conceitual; fontes de referência, pesquisa bibliográfica e documental; normatização bibliográfica, bibliografia anotada, quadro de referência, revisão de literatura; normas técnicas. Nesta disciplina, o aluno fará uma revisão de seu pré-projeto de pesquisa em consonância com seu orientador e linha de pesquisa.

Seminário de Pesquisa em Artes (75 horas, 5 créditos)

Ementa: Apresentação, análise e discussão sobre uma seleção de artigos e relatórios de projetos de pesquisa relacionados às propostas de trabalho final de cada aluno, incluindo apresentação e discussão específica de cada projeto. Destina-se à verificação do andamento da pesquisa e preparar o aluno para o exame de qualificação.

2. Disciplinas optativas

Seminários Avançados I (30 horas, 2 créditos)

Ementa: Temas disciplinares, interdisciplinares ou transdisciplinares, com recortes e abordagens específicas referentes à atuação na pesquisa e/ou na produção artística do(s) pesquisador(es) ministrante(s) – efetivo, colaborador ou convidado.

Seminários Avançados II (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Temas disciplinares, interdisciplinares ou transdisciplinares, com recortes e abordagens específicas referentes à atuação na pesquisa e/ou na produção artística do(s) pesquisador(es) ministrante(s) – efetivo, colaborador ou convidado.

Seminários Avançados II - Processos de Sensibilidade estética e práticas da criação (60 horas, 4 créditos)

Ementa: O respectivo seminário tem caráter prático-poético. Parte-se da ideia do ato criador (seja este o empreendido pelo artista, curador, propositor de projetos etc) em qualquer dimensão dessa criação em todas as linguagens que desejem ampliar sua perspectiva de elaboração do processo sua compreensão acerca da ideia dos diversos processos criativos. A disciplina foca no acompanhamento, discussão e auxílio dos processos de criação

3. Disciplinas obrigatórias e optativas

Linha de Pesquisa 1

Atos de Criação (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Estudo criativo de procedimentos metodológicos vinculados às poéticas artísticas, aportados conceitualmente por teorias afeitas ao contexto do processo criativo.

 O Corpo em Processos Artísticos: estética da experiência (60 horas, 4 créditos)

Ementa: O debate modernidade x pós-modernidade. Reflexões sobre o afrouxamento das categorias e do desmantelamento das fronteiras disciplinares no campo da arte contemporânea. Exercícios poéticos relacionados com a pesquisa no contexto conceitual da arte.

Poéticas do Artifício (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Estudos crítico-experimentais de produções poéticas que utilizem tecnologias emergentes e móveis. Investigação e elaboração de poéticas artísticas promotoras de interfaces entre linguagens, tecnologias, mídias, recombo, gambiarras, invenções e inovações. Teorias e práticas da função estética das tecnologias emergentes. Exercícios de criação artística em ambientes multiusuários.

Linha de Pesquisa 2

Atos de Escritura (60 horas, 4 créditos) 

Ementa: O ato de escrever como prática criadora-reflexiva que entrelaça ideias, materialidades e multiplicidades de linguagens. Acontecimento apropriativo pelo exercício da reflexão -o poetarpensar - via o atravessamento do sujeito pesquisador com o fenômeno investigado/inventado. Experimentações de escrituras propositivas (verbais, visuais, sonoras, cênicas etc.) nas interfaces epistêmicas das artes com as

demandas epistemológicas (políticas) da contemporaneidade.

Cultura Amazônica: tradição e imaginário (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Os saberes locais dos povos da floresta, suas tradições, crenças, ritos, mitos no reencantamento da cena acadêmica das artes. Estudos do imaginário amazônico na compreensão dos modos de viver e pensar a cidade, o rio e a floresta profunda. O urbano, o ribeirinho e os ameríndios como vozes das diversidades, poética e humana, na Amazônia.

Etnoreflexões em Artes (60 horas, 4 créditos) 

Ementa: Estudos teórico-metodológicos e transdisciplinares – em Etnocenologia, Etnocoreologia, Etnomusicologia e Etnoplastia – de sistemas estético-simbólicos e/ou formas culturais expressivas (corporais, sonoras, visuais, outras), em contextos socioculturais específicos na contemporaneidade.

Linha de Pesquisa 3

Análise e Interpretação da Obra Artística (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Estudos sobre métodos e teorias de análise e interpretação crítica do trabalho artístico e da experiência estética. Autonomia e heteronomia do signo e da linguagem poética. Teorias da criação e teorias da recepção nas artes e suas interfaces. As múltiplas abordagens crítico-discursivas no campo das artes: formalistas, sociológicas, fenomenológicas, semióticas e psicológicas. Intertextualidade, hibridismo e escritura no discurso artístico-poético.

Cartografias do Moderno-Contemporâneo nas Teorias Artísticos-Estéticas (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Estudos sobre o moderno e o contemporâneo nas artes. Rupturas e sobrevivências da memória e do imaginário artístico-estético na crítica de arte entre a modernidade e a contemporaneidade. Vanguardas e neo-vanguardas artísticas: da síndrome do novo às concepções sobre hibridismos socioculturais. Globalização, identidade, resistência e transculturalidade na cultura artística.

Acervos, Memórias e Culturas (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Reflexões teórico-metodológicas acerca do conceito de memória e dos estudos de cultura material interligada a sua dimensão imaterial e suas interfaces com a construção das biografias sociais das coisas que são convertidas em acervos, patrimônios e museus. Contextualização e crítica ao patrimônio musealizado artístico ou em vias de processo de patrimonialização e/ou musealização no espaço urbano na/das cidades amazônicas. A importância da recordação para os projetos de construção das identidades. Lugares de patrimônio, memórias e história das coleções, dos museus e das exposições. Os deslocamentos, os conflitos de classificações e suas arbitrariedade, os processos de patrimonialização externos a ambientes institucionais, os parâmetros de distinção e de integração entre tangível e intangível, material e imaterial, ambiental e cultural.

 

 

 

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